Filme norte-americano documenta assassinato por Israel de 78 crianças palestinas em 2021

A organização norte-americana If Americans Knew divulgou agora um pequeno filme documentando o assassinato de 78 crianças palestinas por forças israelitas em 2021 como parte da sua campanha para parar o financiamento dos EUA a Israel.

O filme, que tem a duração de dois minutos e está disponível no Twitter e no website daquela ONG, identifica o nome e idade e fotografia das crianças assassinadas e as condições em que ocorreu a sua morte.

O filme revela que, em 2021, os EUA deram 5 mil milhões de dólares de ajuda militar a Israel e agora discute-se no Congresso uma contribuição adicional de mil milhões de dólares. If Americans Knew questiona-se quanta desta ajuda é usada para matar crianças palestinas.

«Cada uma das 78 crianças palestinas mortas pelos Israelitas e a única criança israelita morta por Palestinos no ano passado tinha uma família, um futuro, esperanças e sonhos», comenta-se no filme.

Também recentemente a Defence for Children International – Palestine (DCIP) publicou um relatório detalhado sobre as atrocidades israelitas contra as crianças palestinas em 2021.

O documento está organizado em cinco partes.

A primeira parte refere-se aos bombardeamentos da Faixa de Gaza, durante 11 dias, em Maio,  matando 60 crianças palestinas.

Na segunda parte denuncia-se o uso de força excessiva por parte das forças israelita, tornando 2021 o ano mais mortífero para as crianças palestinas desde 2014.

Ler: 2021 está a ser o ano mais mortífero para as crianças palestinas

A terceira parte trata dos ataques dos colonos, encorajados pelo Estado, que matam e ferem crianças e adultos palestinos e continuam a confiscar as suas terras e propriedades.

Na quarta parte do relatório denuncia-se como, apesar da pandemia da COVID-19, as autoridades israelitas mantiveram crianças palestinas em detenção administrativa sem acusação.

Finalmente, na quinta parte, relata-se como as autoridades israelitas intensificaram a campanha de deslegitimação contra a sociedade civil palestina, criminalizando e ilegalizando seis organizações proeminentes.

Ler: Portugal deve exigir a imediata revogação da ilegalização de organizações palestinas de direitos humanos

Segundo a DCIP, as autoridades de ocupação israelitas submetem anualmente entre 500 e 700 crianças palestinas a tribunais militares.

Entre Outubro de 2015 e Outubro de 2021, Israel manteve 41 crianças palestinas sob detenção administrativa, incluindo quatro ainda hoje em detenção ilegal.

Desde 2000, a ocupação israelita já matou cerca de 2200 crianças palestinas.

De acordo com o Palestinian Prisoners Club, desde 2000, a ocupação israelita deteve mais de 19 000 crianças palestinas.


Na imagem: Obaida  Jawabra, 17 anos, foi morto a tiro pelas forças israelitas por volta das 20 horas do dia 17 de Maio de 2021, no campo de refugiados de Al-Arroub, perto de Hebron (Foto: DCIP / Matthew Cassel)

Print Friendly, PDF & Email
Share