Faleceu Robert Fisk, uma voz do povo palestino

O jornalista e escritor Robert Fisk faleceu no passado dia 30 de Outubro, em Dublin, na Irlanda.

O The Independent, o jornal para que escreveu nos últimos 31 anos, resume assim o seu obituário: «Robert Fisk foi o correspondente multi-premiado do The Independent para o Médio Oriente. Viveu no mundo árabe durante mais de 40 anos, abrangendo a guerra na Síria e no Líbano, cinco invasões israelitas, a guerra Irão-Iraque, a invasão soviética do Afeganistão, a guerra civil argelina, a invasão do Kuwait por Saddam Hussein, as guerras da Bósnia e do Kosovo, a invasão e ocupação americana do Iraque e as revoluções árabes de 2011. Faleceu em Outubro de 2020 com 74 anos de idade.»

A sua busca incessante de fontes de informação e o rigor da sua análise fizeram com que fosse generalizadamente reconhecido como um dos mais conceituados correspondentes no Médio Oriente.

Para o MPPM, Robert Fisk era uma referência segura e indispensável na informação e na análise jornalística do que se passava no Médio Oriente e, em particular, na Palestina. Mantendo perseverantemente a sua independência e procurando incansavelmente os factos e as provas, Robert Fisk dava-nos acesso a um conhecimento que a informação mainstream oculta.

Hannan Ashrawi, membro do Comité Executivo da OLP, numa reacção à notícia do seu falecimento, declarou: «Robert era uma voz intransigente pelo povo palestino vítima de injustiça e brutalidade e um defensor obstinado dos seus direitos. (…)  era um jornalista destemido, empenhado em relatar os factos. Os seus trabalhos publicados sobre a Palestina, incluindo os crimes da ocupação israelita e a resiliência do povo palestino, continuarão a ser referências impecáveis para as gerações vindouras.»

Robert Fisk estava em Portugal, em 1975, ao serviço do The Times, para fazer a cobertura da Revolução dos Cravos e, em particular, da Reforma Agrária, quando lhe foi atribuída a missão de assegurar a cobertura do Médio Oriente, que se tornaria o objecto de toda a sua vida profissional futura.

Na imagem: Robert Fisk com a jornalista israelita Amira Hass junto ao Muro do Apartheid, na Cisjordânia (Foto: The Independent / Nelofer Pazira)

Print Friendly, PDF & Email
Share