Exposições do MPPM em Vila do Conde em solidariedade com o povo palestino
Com a participação de dezenas de pessoas, decorreu, no dia 12 de Abril, a inauguração, na Casa Antero de Quental, em Vila do Conde, das duas exposições “Ilustradores pela Paz na Palestina” (24 artistas) e “Paz Sim! – Mostra de Poesia Visual” (24 escritores e artistas visuais), realizadas ambas por iniciativa do MPPM (a primeira em colaboração com a CGTP, o CPPC e a Associação Projeto Ruído).
Com vários dos artistas presentes, intervieram, numa primeira parte, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila do Conde, que agradeceu e se regozijou pelo acolhimento das mostras, o responsável pela gestão da casa, Dr. Miranda Dias, e ainda José António Gomes, em nome da direcção nacional do MPPM, tendo sido realçado o papel de Mafalda Martins, do Centro de Estudos Anterianos, na organização do evento e na montagem das exposições.
Num segundo momento, e com a orientação de José António Gomes, houve uma pequena visita orientada às exposições, no 1.º andar do edifício, com destaque para os princípios que as animam: a solidariedade, também dos artistas, com o povo palestino contra a campanha de extermínio em curso perpetrada pelo estado de Israel sobretudo em Gaza; a oposição à ocupação ilegal de terra palestina e à perseguição de palestinos na Cisjordânia por parte dos colonos e das forças de Israel; a exigência da reposição do cessar-fogo em Gaza e da entrada imediata e sem obstáculos da ajuda humanitária; o fim, em suma, da intolerável destruição a que o mundo assiste desde 7 de Outubro de 2023. Foi vincada também a exigência de reconhecimento urgente, por parte do governo português, do Estado independente e soberano da Palestina, e o fim do apoio dos EUA ao governo e às forças militares de Israel.
Vários dos escritores presentes leram poemas de poetas palestinos (Mahmoud Darwich, Hanan Ashrawi) e da poetisa palestina residente em Portugal Shahd Wadi, tendo sido lidos igualmente poemas de Alberto Pimenta e de J. J. Silva Garcia (neste caso, pelo próprio).
As exposições estarão patentes até 12 de Junho, estando prevista a realização, na Casa, de outras iniciativas paralelas.
Fotos: Eugénia Soares Lopes e Henrique Borges