Exército israelita abre fogo sobre palestinos, dezenas de feridos

Dezenas de palestinos ficaram feridos durante o dia de hoje em confrontos com tropas israelitas na Margem Ocidental ocupada e na Faixa de Gaza cercada, na 11.ª sexta-feira de protestos contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel.
As forças israelitas usaram balas reais, balas de borracha e grandes quantidades de gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes palestinos, havendo a registar 130 manifestantes feridos.
«Três palestinos ficaram feridos com balas reais e outros dois com balas de aço revestidas de borracha na zona de Ramala, na Margem Ocidental, enquanto outros 25 sofreram asfixia temporária após a inalação de gás lacrimogéneo», informou o Crescente Vermelho Palestino. «Nas cidades de Nablus e Qalqilya, no Norte da Margem Ocidental, três manifestantes palestinos foram feridos por balas reais e outros 23 por balas de borracha; outros 46 sofreram de asfixia temporária após inalar quantidades excessivas de gás lacrimogéneo … Entretanto, em Jericó ficaram feridos 50 manifestantes palestinos.»
O Ministério da Saúde palestino informou por outro lado que 23 manifestantes de diferentes locais da Faixa de Gaza cercada também foram feridos por fogo israelita, alguns com balas reais.
Os territórios palestinos permanecem num estado de tensão desde que em 6 de Dezembro passado o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel.
Essa decisão foi condenada em todo o mundo e provocou protestos nos territórios palestinos, com múltiplos confrontos com tropas israelitas, havendo até agora pelo menos 25 palestinos mortos.
Print Friendly, PDF & Email
Share