Euro-Med Monitor: A água está a envenenar lentamente os habitantes de Gaza

O prolongado bloqueio israelita, pontuado por agressões militares periódicas, está a causar uma grave deterioração da segurança da água na Faixa de Gaza, onde 97% da água é não potável, causando o lento envenenamento dos residentes do enclave, denunciaram o Euromediterranean Human Rights Monitor (Euro-Med Monitor) e o Global Institute for Water, Environment and Health (GIWEH) numa declaração conjunta durante a 48ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU (UNHRC) realizada em Genebra.

Muhammed Shehada, do Euro-Med Monitor, disse ao UNHRC que a crise da electricidade tornou a situação pior, uma vez que prejudica o funcionamento dos poços de água e das estações de tratamento de esgotos, «levando cerca de 80% dos esgotos não tratados de Gaza a serem descarregados no mar enquanto 20% se infiltra nas águas subterrâneas».

Referiu que a última ofensiva israelita sobre Gaza, que teve lugar em Maio, agravou a crise da água ao destruir infra-estruturas básicas.

«Esta crise da água representa uma séria ameaça à saúde da população sitiada, onde dados recentes indicam que cerca de um quarto das doenças disseminadas em Gaza são causadas pela poluição da água, e 12% das mortes de crianças e bebés estão ligadas a doenças intestinais relacionadas com a água contaminada», disse Shehada.

«Uma população civil enjaulada num bairro de lata tóxico, desde o nascimento até à morte, é obrigada a testemunhar o lento envenenamento dos seus filhos e entes queridos pela água que bebem e provavelmente pelo solo em que colhem, interminavelmente, sem qualquer alteração à vista».

Concluindo a declaração, disse Shehada: «Não há nenhuma justificação possível para esta situação. Compete à autoridade ocupante e à comunidade internacional garantir plenamente o direito dos habitantes da Faixa de Gaza à segurança da água».


O Euro-Mediterranean Human Rights Monitor é uma organização independente e sem fins lucrativos, sedeada em Genebra, dirigida por jovens, que defende os direitos humanos de todas as pessoas na Europa, no Médio Oriente e no Norte de África, particularmente as que vivem sob ocupação, nas convulsões da guerra ou da agitação política e/ou que foram deslocadas devido a perseguições ou conflito armado.

O Global Institute for Water, Environment and Health é uma organização não governamental internacional suíça, baseada em Genebra, com estatuto consultivo junto do Conselho Económico e Social da ONU (ECOSOC) desde 2017. É um grupo de reflexão e instituto de investigação política dinâmico, fomentando a cooperação local e regional, reforçando o desenvolvimento técnico e de capacidades dos diferentes interessados e trabalhando em estreita colaboração com os grupos mais vulneráveis da sociedade.
 

Print Friendly, PDF & Email
Share