Encontro com a Embaixadora da Palestina no Porto

A embaixadora da Palestina, Rawan Sulaiman, acompanhada da diplomata Haya Eleyan, teve um encontro, no Porto, na manhã do dia 7 de Fevereiro, com José António Gomes, membro da direcção nacional do MPPM, Ilda Figueiredo, presidente do CPPC, e João Rouxinol, da direcção nacional do CPPC.

No encontro, Rawan Sulaiman expressou as posições oficiais do seu país acerca do cessar-fogo em Gaza, que se deseja permanente; sobre as últimas, perigosas e inaceitáveis tomadas de posição de Donald Trump sobre Gaza e os destinos do seu povo em torno das conversações com o primeiro-ministro de Israel; e ainda sobre a urgência da ajuda humanitária a Gaza. E isto sem esquecer a denúncia da actual violenta ofensiva contra os palestinos, por parte dos colonos israelitas e do exército na Cisjordânia. Pronunciou-se, também, sobre a questão da necessidade do reconhecimento do Estado da Palestina por parte de Portugal e sobre a acção diplomática junto dos grupos parlamentares na AR, que precedeu, no dia 30 de Janeiro, a votação das iniciativas legislativas no sentido da recomendação ao Governo desse reconhecimento – iniciativas essas que não tiveram vencimento, apesar de terem constituído um momento importante de discussão política trazido a público pelos média.

A embaixadora agradeceu e enalteceu o movimento português de solidariedade com a causa palestina e referiu a intenção de apoiar iniciativas tendentes a manter essa solidariedade na ordem do dia, tanto em Lisboa como no Porto, e não só, bem como de dar mais voz quer às razões da luta do seu povo pela liberdade e pela paz, pela independência e soberania, como à rica realidade histórico-cultural e artística da Palestina que é urgente dar a conhecer.

José António Gomes deu nota do trabalho de solidariedade com a causa Palestina que o MPPM tem desenvolvido no Porto e no Norte, e tanto Ilda Figueiredo CPPC como José António Gomes referiram as próximas iniciativas em agenda, abordando a sequência a dar ao trabalho unitário de luta solidária.

Na agenda da embaixadora, seguiu-se uma audiência com o Presidente da Câmara do Porto e uma outra com o Reitor da Universidade do Porto. 

Domingo, 09 de Fevereiro de 2025 - 11:19