Eleições 2022: Que propostas para a Palestina?

Em 16 de Dezembro de 2021 o MPPM divulgou uma Carta Aberta em que instava os partidos concorrentes às eleições legislativas de 30 de Janeiro de 2022 a tornarem públicas as suas posições sobre a Questão Palestina.

Dois partidos, o PCP e o Livre responderam-nos directamente explicitando a sua visão sobre os temas propostos. Transcrevemos essas respostas.

Considerando que os Programas, Compromissos e Manifestos eleitorais são, se não a melhor, a mais acessível expressão pública das propostas dos partidos, fez-se uma análise desses documentos procurando determinar as suas posições em relação aos dois temas decorrentes do desafio da Carta Aberta – a Palestina e a Autodeterminação dos Povos – e ainda sobre dois temas adicionais com relevância para a segurança e a paz no Mediterrâneo Oriental: o Militarismo e as Migrações.

No que respeita à Palestina, apenas três partidos – o BE, o Livre e o PAN – lhe fazem referência específica.

A Autodeterminação dos Povos ou conceitos correlatos são abordados nas propostas do BE, do PCP e do Livre.

O Militarismo, nas suas vertentes de compromisso com a NATO e/ou de reforço das Forças Armadas é tratado por sete partidos, embora com ópticas divergentes: BE, PCP e PAN defendem uma mitigação do esforço militar, enquanto PS, PSD, CDS e Chega apontam para o seu aumento.

Finalmente, no que respeita a Migrações, Migrantes e Refugiados, apenas as propostas com âmbito internacional foram tidas em conta.

Oito partidos fazem alguma referência a migrantes. Quatro deles – BE, PCP, Livre e PAN – manifestam preocupação com a sua situação humanitária e apontam o dedo às causas das migrações, à «Europa fortaleza» e o funcionamento da FRONTEX. O PS preconiza uma acção coordenada e responsável a nível internacional. PSD e IL trazem referências circunstanciais e a posição do Chega está condensada no seu lema «Contra os socialismos, travar o perigo da substituição demográfica dos portugueses».

Leia aqui, de forma desenvolvida, o que dizem os partidos sobre os temas em análise.

Print Friendly, PDF & Email
Share