Ecos da Palestina que resiste
A Galeria Monumental, em Lisboa, acolheu no fim da tarde de sexta-feira, 14 de Novembro, uma iniciativa do MPPM que deu voz a diferentes facetas da resistência palestina.
Teresa Palma Fernandes fez as apresentações e Ahmad Alhusri protagonizou diversos momentos de interpretação de música do Levante.
Maria Emília Castanheira e Marcos d’Arede leram três Monólogos de Gaza do mesmo autor (Ashraf Al Soussi, nascido em 1994), escritos em três anos diferentes — 2010, 2014 e 2024 — e reflectindo os acontecimentos desses anos. Os Monólogos de Gaza são uma recolha de textos de jovens de Gaza feita pelo Ashtar Theatre de Ramala.
Em vídeo, Haneen Abualsoud, uma palestina refugiada de Gaza, que vive em Portugal desde 2018, deu um testemunho do que foi a sua vida sob ocupação e das dificuldades qie enfrentou para sair da Palestina e reunir em Portugal a sua família.
Maria Emília Castanheira e Marcos d’Arede voltaram para dar a palavra a poetas palestinos da resistência.
A finalizar, José Oliveira agradeceu a Ana Pereirinha e à Galeria Monumental por terem acolhido esta iniciativa e contextualizou brevemente a situação na Palestina, apelando à participação nas iniciativas de solidariedade que estão a ser promovidas por MPPM, CPPC, CGTP-IN e Projecto Ruído a culminar nas manifestações nacionais de 29 de Novembro, Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.
Seguiu-se uma degustação de gastronomia palestina confeccionada por Hindi Mesleh, outro refugiado palestino que Portugal acolheu.