Dois palestinos mortos pelas forças de ocupação israelitas em Tulkarm

As forças de ocupação israelitas mataram a tiro dois palestinos, na noite passada, durante um ataque militar em grande escala ao campo de refugiados de Nour Shams, a leste de Tulkarm, na Cisjordânia ocupada.

Abdurrahman Suleiman Abu Daghash, de 32 anos, foi atingido na cabeça e foi levado em estado crítico para o Hospital Governamental Thabet Thabet, em Tulkarm, onde foi declarado morto devido aos ferimentos.

Antes, Asaad Jab'awi, de 21 anos, também tinha morrido depois de ter sido atingido a tiro na cabeça durante o ataque israelita.

Depois da meia-noite, as forças de ocupação israelitas, acompanhadas por retroescavadoras militares, lançaram uma incursão em grande escala no campo, no meio de um pesado tiroteio. Iniciaram a destruição da estrada principal e das infra-estruturas no interior do campo, enquanto franco-atiradores ocupavam os telhados das casas dos civis.

Este é o quarto assalto de Israel ao campo de Nour Shams Nour Shams no espaço de dois meses. O campo alberga 13 519 refugiados palestinos oficialmente registados pela UNRWA, a agência da ONU para os refugiados palestinos, mas o número real de habitantes é provavelmente muito superior.

Em 5 de Setembro, durante um ataque nocturno ao campo, as forças israelitas causaram a morte de Ayed Samih Khaled, de 21 anos, atingido por balas reais na cabeça, e provocaram extensa destruição.

Adolescente palestino morto em Kafr Dan

Um jovem palestino, Abdallah Emad Abu Hasan, de 18 anos, sucumbiu aos ferimentos graves que sofreu por ter sido atingido a tiro no abdómen durante uma incursão militar israelita na localidade de Kafr Dan, a oeste de Jenin, de acordo com o Ministério da Saúde.

O exército israelita invadiu Kafr Dan, na madrugada de sexta-feira, provocando confrontos, durante os quais o disparou fogo real, granadas de atordoamento e gás lacrimogéneo contra os residentes palestinos, atingindo um jovem no abdómen e ferindo-o gravemente, vindo a causar a sua morte.

Ahmed Jibril, diretor do Centro de Ambulâncias e Emergências do Crescente Vermelho em Nablus, disse aos meios de comunicação social locais que as forças israelitas impediram as ambulâncias de chegar à aldeia onde o ataque estava a ter lugar.

Cerca de 250 palestinos, incluindo 48 crianças, foram mortos pelas forças de ocupação israelitas desde o início do ano na Cisjordânia ocupada, em Jerusalém e na Faixa de Gaza.


Na imagem: Residentes palestinos avaliam os danos causados pelo ataque israelita ao campo de refugiados de Nour Shams em 5 de Setembro de 2023 (Foto: Middle East Eye / Hisham Abu Shaqra)

Print Friendly, PDF & Email
Share