Dois palestinos mortos e dezenas de feridos por forças israelitas em Gaza

Dois palestinos foram mortos a tiro e dezenas foram feridos pelas forças armadas israelitas, que abriram fogo contra os manifestantes desarmados que participavam nos protestos da Grande Marcha do Retorno.
O Ministério da Saúde de Gaza anunciou que os mortos são Kareem Abu Fatayer, de 30 anos, e Sa'di Muammar, de 26, e que 270 manifestantes ficaram feridos, 60 dos quais por balas reais.
Cerca de 20 mil pessoas participaram nos protestos, na 21.ª sexta-feira consecutiva, que ocorreram a várias centenas de metros da vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza.
A Grande Marcha do Retorno exige o levantamento do bloqueio israelita à Faixa de Gaza, que dura há doze anos, e o direito de os refugiados e seus descendentes (que constituem três quartos da população do enclave) poderem retornar às terras de onde as forças sionistas os expulsaram, no quadro da limpeza étnica que acompanhou a criação do Estado de Israel, em 1948.
Desde o início dos protestos da Grande Marcha do Retorno, na Faixa de Gaza cercada, 158 palestinos foram mortos e mais de 17 000 foram feridos pelas forças repressivas do regime sionista, que deliberadamente usam meios letais contra manifestantes desarmados.
Os protestos de hoje ocorreram tendo por pano de fundo notícias segundo as quais está a decorrer um processo negocial, medidado pelo Egipto, visando alcançar um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, que governa a Faixa de Gaza.
As condições desse cessar-fogo são ainda desconhecidas, e alvo de informações contraditórias, consoante provenham de fontes israelitas e palestinas. Incluiriam numa primeira fase a suspensão das restrições na passagem de Kerem Shalom/Karam Abu Salem, a única passagem de mercadorias para o território palestino, e o alargamento da área de pesca ao largo da Faixa de Gaza.
Estão paralelamente a decorrer, também sob patrocínio egípcio, conversações entre os movimentos e partidos palestinos sobre as condições de uma trégua com Israel e sobre o conturbado processo de reconciliação intra-palestino.

Print Friendly, PDF & Email
Share