Dois jovens palestinos mortos em dois dias pelo exército israelita

Um jovem palestino foi morto hoje, 10 de Março, por forças do exército israelita. Amir Omar Shahada, de 19 anos, foi atingido a tiro no peito na aldeia de Urif, perto da cidade de Nablus, na Cisjordânia ocupada.
O incidente fatal ocorreu depois de um grupo de colonos extremistas do vizinho colonato israelita de Yitzhar invadirem a aldeia, provocando a reacção dos moradores. Pouco depois, dezenas de soldados israelitas invadiram a aldeia para assegurar a retirada dos colonos e começaram a disparar balas reais, balas de aço revestidas de borracha, bombas de gás e granadas de atordoamento contra os palestinos, muitos dos quais ripostaram lançando pedras.
Um rapaz palestino de 14 anos foi também atingido numa perna, e muitos palestinos sofreram os efeitos da inalação de gás lacrimogéneo.
Já ontem, sexta-feira, um palestino de 24 anos, Muhammad Zain al-Jaabari, da cidade de Hebron, no Sul da Cisjordânia ocupada, foi atingido no peito por uma bala real, vindo depois a sucumbir aos ferimentos no hospital. Jaabari era surdo e mudo, e segundo testemunhas oculares quando foi atingido não estava a participar nos protestos que ocorriam no local.
Em toda a Cisjordânia ocupada, nomeadamente nas cidades de Hebron, Nablus, Ramala e em Kfar Kadum, ocorreram protestos contra a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Print Friendly, PDF & Email
Share