Dois adolescentes palestinos mortos por fogo israelita em Gaza na 46.ª semana da Grande Marcha do Retorno

Atiradores de elite do exército israelita mataram dois adolescentes palestinos, um de 14 anos e outro de 18,  na 46.ª semana da Grande Marcha do Retorno na Faixa de Gaza cercada.

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza informou que Hassan Iyad Shalaby, de 14 anos, e Hamza Mohammad Ishtiwi, de 18 anos, foram atingidos por balas do exército sionista. Hassan Shalaby foi atingido com uma bala no peito, enquanto Hamza Ishtiwi foi atingido no pescoço, morrendo antes de chegar ao hospital.

Outros 17 manifestantes foram feridos pelos atiradores israelitas, incluindo um que foi atingido na cabeça e ficou gravemente ferido.

Além disso, dezenas de manifestantes sofreram problemas respiratórios devido ao uso intensivo de gás lacrimogéneo pelas forças de ocupação.

Milhares de palestinos reuniram-se junto à vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza para participar da 46.ª sexta-feira das manifestações da Grande Marcha de Retorno, exigindo o fim do cerco ao pequeno território costeiro, que dura há 12 anos, e o direito de retorno à terras de onde as suas famílias foram expulsas na campanha de limpeza étnica levada a cabo pelos sionistas na altura da criação do Estado de Israel.

Nos protestos semanais da sexta-feira da semana passada, 32 palestinos foram feridos por fogo israelita. Um deles, Ahmed Abu Jabal, de 30 anos, sucumbiu no domingo aos seus ferimentos, causados por balas.

Mais de 260 palestinos foram mortos e mais de 27 000 foram feridos pelas forças israelitas desde o início dos protestos desarmados da Grande Marcha do Retorno, em 30 de Março do ano passado.

Print Friendly, PDF & Email
Share