Documentos MPPM n.º 2 - Semana da Palestina 2008

O dia 29 de Novembro foi proclamado, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina. Celebrado todos os anos, comemora a Resolução 181, de 29 de Novembro de 1947, que proclamava a partilha da Palestina em dois Estados – um judaico e um árabe – mas que jamais foi cumprida no que respeita à criação do Estado Palestino. No ano do 61º aniversário, o MPPM assinalou a efeméride com um conjunto de iniciativas, integradas na SEMANA DA PALESTINA, que evocaram a luta deste povo mas mostraram, também, a vitalidade da sua cultura.
Assim, em 18 de Novembro, realizou-se na casa do Alentejo, em Lisboa, uma “Sessão Pública de Solidariedade com o Povo Palestino em Luta por uma Independência Soberana e uma Paz Justa. Com presidência de José Neves, Vice-Presidente do MPPM, intervieram: José Manuel Pureza, Carlos Carvalho, Frei Bento Domingues, Embaixadora Randa Nabulsi e José Saramago.
No dia 21 de Novembro teve lugar um “Jantar com Sabores da Palestina”, no Grupo Sportivo Adicense, em Lisboa, que foi antecedido da exibição de um documentário sobre a obra do pintor palestino Ismaïl Shamut. No final, Carlos Silva fez uma intervenção sobre a data que se evoca.
O dia 24 de Novembro foi dedicado à poesia, com a vida e obra do poeta Mahmud Darwich a serem evocadas por Júlio de Magalhães e pela Embaixadora Randa Nabulsi, e os seus poemas a serem lidos por Maria do Céu Guerra, João D’Ávila, Shahd Wadi e Aqid Yaghi. O evento teve lugar na Livraria Círculo das Letras.
Finalmente, no dia 25 de Novembro foi exibido, no Teatro Cinearte – A Barraca, o filme “Intervenção Divina” do realizador palestino Elia Suleiman. Júlio de Magalhães elaborou o texto de apoio.
Neste caderno reunimos os textos de todas as intervenções registadas nesta SEMANA DA PALESTINA.

Print Friendly, PDF & Email
Share