Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina assinalado com Sessões Comemorativas em Lisboa, Setúbal e Torres Novas. Homenageada memória de Yasser Arafat

O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina, designado por mandato da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi assinalado com uma sessão comemorativa no dia 29 de Novembro, na Casa do Alentejo, em Lisboa.
A sessão, que assinalou o dia em que, em 1947, a ONU aprovou a Resolução que estabelecia na Palestina a existência de dois estados independentes — um judaico e outro árabe —, foi presidida pelo General Pezzarat Correia e registou intervenções do Embaixador Issam Beseisso, Delegado-Geral da Palestina em Portugal, de Frei Bento Domingues, do Prof. Silas Cerqueira e do Engº Aquilino Ribeiro Machado. A finalizar, José Fanha disse poesia palestiniana.
Houve uma expressiva e muito sentida homenagem à memória de Yasser Arafat, recentemente falecido, e da sua luta pela constituição de um Estado Palestiniano independente 
Promoveram esta sessão, na continuidade de anteriores iniciativas em defesa do reconhecimento dos direitos inalienáveis do Povo Palestiniano e pela construção de uma Paz Justa e duradoura na região, com integral respeito pelas resoluções das Nações Unidas, as seguintes individualidades: Aquilino Ribeiro Machado, Araújo Sequeira, Frei Bento Domingues, Carlos Candal, Carlos Carvalho, Carlos Silva, Eduardo Lourenço, Elsa Rodrigues dos Santos, Fernando Loureiro, Gualter Basílio, Isabel Allegro Magalhães, João Paulo Fonseca, Jorge Cadima, Jorge Miranda, José Casanova, Manuel Gusmão, Mário Ruivo, Matos Gago, Nuno Teotónio Pereira, General Pezarat Correia, Silas Cerqueira, General Vasco Gonçalves, Coronel Vasco Lourenço, Coronel Vítor Alves, Vítor Pinto.
Dentro do mesmo espírito, foram realizadas sessões comemorativas em Setúbal, no dia 30 de Novembro, e em Torres Novas, no dia 3 de Dezembro, em colaboração com as respectivas Câmaras Municipais.
Entre iniciativas já levadas a cabo, destaca-se o abaixo assinado “Não ao Muro de Sharon!” (Abril de 2004), o apoio público à decisão do Tribunal de Justiça que condenou a construção do Muro (Junho de 2004) e a sessão pública de informação presidida por José Saramago e com a presença da escritora palestiniana Hanan Awwad (Setembro de 2004).
Print Friendly, PDF & Email
Share