Dezenas de palestinos feridos durante protesto semanal na Cisjordânia

Dezenas de manifestantes palestinos de Bil'in, na Cisjordânia ocupada, foram feridos e sofreram graves problemas respiratórios devido ao uso intensivo de gás lacrimogéneo pelas forças repressivas israelitas. Os manifestantes participavam nos protestos semanais contra o Muro do Apartheid e os colonatos.

Após as orações de sexta-feira, os manifestantes reuniram-se no centro da aldeia — a oeste de Ramala — e dirigiram-se para o Muro.

O exército israelita abriu fogo e lançou bombas de gás contra os manifestantes – entre os quais se contavam activistas da paz estrangeiros e israelitas —, provocando a sufocação de dezenas deles.

Os manifestantes levavam cartazes condenando os colonatos israelitas ilegais e apelando à unidade dos palestinos, e entoaram palavras de ordem exigindo a libertação dos presos palestinos das prisões israelitas e o direito de retorno dos refugiados palestinos expulsos por Israel. Os manifestantes protestaram também contra o chamado «acordo do século» anunciado pelos EUA e contra a «conferência de Varsóvia», que ignorou os direitos fundamentais dos palestinos.

Bil'in é uma das aldeias palestinas mais activas na oposição pacífica organizada contra as políticas israelitas. Os seus habitantes têm protestado todas as sextas-feiras há 12 anos consecutivos, tendo muitas vezes sido vítimas do gás lacrimogéneo, balas de aço revestidas de borracha e granadas atordoantes utilizados pelas forças de ocupação israelitas.

Print Friendly, PDF & Email
Share