Dezenas de manifestantes palestinos feridos por forças israelitas em Gaza e na Cisjordânia

Dezenas de palestinos da Faixa de Gaza foram feridos na tarde de sexta-feira pelas forças de ocupação israelitas, que abriram fogo contra os manifestantes que participavam na Grande Marcha do Retorno.

O Ministério da Saúde de Gaza informou que 15 palestinos foram feridos por munições reais e bombas de gás lacrimogéneo disparadas pelas forças israelitas. Entre os feridos encontravam-se sete jornalistas e paramédicos palestinos.

Milhares de palestinos manifestaram-se pela 41.ª semana consecutiva junto à vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza. As manifestações da Grande Marcha do Retorno iniciaram-se em 30 de Março de 2018 para exigir o direito de retorno dos refugiados e o fim do bloqueio à Faixa de Gaza. Desde o início dos protestos, o exército de ocupação israelita matou 256 palestinos e feriu mais de 25 000.

Igualmente ontem, sexta-feira, em diferentes partes da Cisjordânia ocupada, pelo menos oito manifestantes palestinos foram feridos por disparos do exército israelita, segundo informação do Crescente Vermelho Palestino.

Três manifestantes foram feridos por munições de metal, enquanto outros cinco foram feridos por balas de borracha na localidade de Al-Mughayyir, a leste de Ramala. Outros vinte manifestantes receberam tratamento médico devido à inalação de gás lacrimogéneo.

Tropas israelitas fortemente armadas também reprimiram manifestantes palestinos, que responderam lançando pedras, em Nilin, Ras Karkar e Kafr Qaddoum, onde se realiza semanalmente uma manifestação contra o Muro do Apartheid e os ilegais colonatos israelitas em território palestino ocupado.

Print Friendly, PDF & Email
Share