Dezenas de deputados ao Parlamento Europeu exortam a UE a apoiar o direito a boicotar Israel

Trinta e dois deputados europeus enviaram uma carta à Alta-Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini, apelando à tomada de medidas que assegurem a liberdade da expressão em relação ao movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS). Os deputados exortam a UE a reconhecer Omar Barghouti, cofundador do movimento BDS, como um defensor dos direitos humanos.
Entre os signatários encontram-se cinco deputados portugueses: Marisa Matias (BE); João Ferreira, João Pimenta Lopes e Miguel Viegas (PCP); Ana Gomes (PS).
Apesar de terem opiniões diferentes em relação ao BDS, os deputados signatários expressaram preocupação em relação às «tentativas crescentes de silenciar e reprimir os defensores do BDS» e exortam a UE a «garantir que não introduzirá medidas visando limitar a liberdade de expressão em relação ao Médio Oriente e ao BDS».
Os deputados recordam que «mais de 350 grupos de direitos humanos, sindicatos e partidos políticos de toda a União Europeia [entre os quais o MPPM] escreveram exortando a Comissão Europeia a responsabilizar Israel pelas suas violações do direito internacional e a defender o direito dos indivíduos e das instituições a tomar parte no movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), dirigido por palestinos, como uma forma de liberdade de expressão».
Os deputados signatários exprimem ainda a sua preocupação com o facto de Israel estar a usar os seus serviços militares e de informações para espiar e perturbar as actividades dos apoiantes estrangeiros do BDS, incluindo cidadãos europeus.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share