Destacados congressistas norte-americanos condenam Israel pelos despejos em Sheikh Jarrah

Vários congressistas norte-americanos, em mensagens no Tweeter, condenaram Israel pelos anunciados despejos de várias famílias palestinas no bairro Sheikh Jarrah, em Jerusalém ocupada, em benefício de grupos de colonos extremistas.

«Os Estados Unidos devem pronunciar-se energicamente contra a violência perpetrada por extremistas israelitas, aliados ao governo, em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia, e deixar claro que as expulsões de famílias palestinas não devem avançar», escreveu Bernie Sanders, senador por Vermont.

Também Elizabeth Warren, senadora democrata pelo Massachusetts, condenou as expulsões:

«A expulsão forçada de residentes palestinos de longa data em Sheikh Jarrah é repugnante e inaceitável. A Administração [norte-americana] deveria deixar claro ao governo israelita que estas expulsões são ilegais e devem cessar imediatamente», disse.

A congressista democrata de Nova Iorque Alexandria Ocasio-Cortez também criticou Israel por causa das expulsões:

«Estamos solidários com os residentes palestinos de Sheikh Jarrah em Jerusalém Oriental. As forças israelitas estão a forçar as famílias a abandonar as suas casas durante o Ramadão e a infligir violência. É desumano e os EUA devem mostrar liderança na salvaguarda dos direitos humanos dos palestinos.»

A congressista somali-americana Ilhan Omar pronunciou-se contra as acções de Israel:

«Damos 3,8 mil milhões de dólares anuais em ajuda militar ao governo israelita sem qualquer responsabilização. Enquanto falamos, os militares israelitas planeiam forçar mais de 500 palestinos a abandonar as suas casas. Temos de garantir que não sejam utilizados dólares dos impostos americanos para financiar esta violência», disse no início desta semana.

«Isto está a acontecer enquanto os muçulmanos rezam tarawih e tahajud na Palestina. Para as famílias que rezam toda a noite durante o Ramadão, a mesquita é como um lar. Os palestinos merecem encontrar refúgio numa mesquita e paz no Ramadão. Onde está a cobertura mediática? [É preciso] falar contra o terror da ocupação israelita.»

A congressista afro-americana Cori Bush comentou:

«Sei o que é ser brutalizado apenas por defender a minha própria humanidade. Estou em forte solidariedade com os nossos irmãos palestinos que se mobilizam para #SaveSheikhJarrah.»

Ela também instou o Secretário de Estado Antony Blinken a condenar os ataques contra os palestinos.

A Representante democrata pelo Massachusetts, Ayanna Pressley, escreveu:

«Estou solidária com os residentes palestinos de Sheikh Jarrah em Jerusalém Oriental que estão a ser retirados à força das suas casas - no meio de uma pandemia, durante o Ramadão. Isto é inaceitável.»

As tensões aumentaram em Jerusalém, na Cisjordânia ocupada e em Gaza durante todo o mês sagrado muçulmano do Ramadão, no meio de uma raiva crescente devido ao potencial despejo de palestinos das suas casas em Jerusalém Oriental.


Foto: Forças israelitas assaltam o bairro de Sheikh Jarrah (AFP)
 

Print Friendly, PDF & Email
Share