Cronologia da História da Palestina: 7. De Mahmmoud Abbas à operação «Chumbo Fundido»

Ataque com fósforo branco contra escola das Nações Unidas em Gaza
Mahmoud Abbas assume a liderança da Autoridade Palestina. A vitória do Hamas nas eleições de 2006 e subsequente tomada do poder em Gaza, expõem este território a boicotes e brutais agressões por Israel, provocando reais catástrofes humanitárias.
 
7. DE MAHMMOUD ABBAS À OPERAÇÃO "CHUMBO FUNDIDO"
2005
9 de Janeiro – Mahmoud Abbas é eleito Presidente da Autoridade Nacional Palestina, com cerca de 61% dos votos, em eleições bastante participadas, a despeito de dificuldades criadas pelos ocupantes israelitas e do boicote de grupos islâmicos.
8 de Fevereiro – Cimeira de Sharm-el-Sheik, com a presença do rei da Jordânia e do presidente do Egipto e a participação de dirigentes Palestinos e Israelitas. Ambos os lados concordam em pôr termo à violência. Israel deverá libertar 900 prisioneiros palestinos e iniciar a retirada gradual dos territórios palestinos. A Intifada deverá terminar. Um ataque suicida, atribuído à Jihad Islâmica, em Telavive (25 de Fevereiro), compromete este novo esforço de Paz.
20 de Fevereiro – Israel aprova o plano de retirada que decide a evacuação unilateral de 21 colonatos em Gaza e 4 na Faixa de Gaza, até ao Verão.
1 de Março – Conferência organizada pela Grã-Bretanha, em Londres, aprova auxílio financeiro ao governo Palestino e apoio à organização da segurança Palestina.
Meados de Março – Grupos militantes palestinos, reunidos no Cairo, acordam uma “tahidiyeh” – uma pausa nas hostilidades. O Hamas e a Jihad Islâmica iniciam uma aproximação à OLP e o Hamas anuncia a intenção de concorrer às eleições de Maio.
Abril e Maio – Ariel Sharon e Mahmud Abbas são recebidos, em momentos diferentes, pelo Presidente dos EUA. George W. Bush promete ajuda directa os Palestinos no valor de 50 milhões de dólares e afirma que a base para qualquer acordo são as fronteiras do armistício de 1949.
21 de Junho – Cimeira entre Sharon e Abbas, com poucos resultados visíveis. Israel mostra-se intransigente no que respeita a garantia de segurança por parte da Autoridade Palestina.
Princípio de Julho – Abbas convida o Hamas e Jihad Islâmica a juntarem-se a um governo de unidade.
13 de Julho – Israel veda o acesso a Gaza a cidadãos israelitas não-residentes, para impedir uma manifestação de colonos de protesto contra a retirada.
13 de Julho – Ataque suicida da Jihad Islâmica, em Netanya, desencadeia uma onda de violência que culmina, dois dias depois, em violentos confrontos entre as forças da ANP, que tentam restabelecer a ordem, e elementos do Hamas.
24 de Agosto – Israel completa a evacuação dos colonatos de Gaza e de quatro colonatos da Margem Ocidental, iniciada a 15.
11 de Setembro – Os últimos soldados israelitas deixam Gaza. No dia seguinte, os colonatos são oficialmente entregues aos Palestinos.
2006
4 de Janeiro – Ariel Sharon sofre um acidente vascular que o deixa incapacitado. Ehud Olmert assume a chefia de Israel e do novo partido Kadima, que Sharon tinha fundado.
26 de Janeiro – O Hamas ganha as eleições para a Assembleia Legislativa Palestina, conquistando 74 dos 133 lugares. Mahmud Abbas mantém a Presidência. Os dirigentes americanos e europeus fazem saber que não negociarão com o Hamas e não darão auxílio à Palestina enquanto o Hamas não concordar em desarmar e reconhecer Israel.
28 de Março – Nas eleições em Israel, o partido Kadima conquista uma maioria absoluta, com 29 lugares. O Likud obtém apenas 12 lugares.
29 de Março – O governo do Hamas toma posse. A Fatah recusa integrar a coligação enquanto o Hamas não reconhecer a OLP como representante do povo Palestino e não se comprometer a honrar os compromissos assumidos pela ANP e pela OLP, incluindo os Acordos de Oslo, que reconhecem a existência de Israel e legitimam a Autoridade Nacional Palestina.
Abril – A União Europeia suspende toda a ajuda não-humanitária à Palestina.
Junho – Uma explosão na praia de Gaza mata 8 palestinos. O Hamas responsabiliza Israel e põe fim à trégua que durava há 16 meses. Num ataque a uma carrinha em Gaza Israel mata 11 palestinos, dos quais 9 são civis.
5 de Julho – Primeiro lançamento de um rocket Qassam de alcance melhorado atinge a cidade costeira israelita de Ashkelon. Não houve feridos.
26 de Julho – Israel lança uma contra-ofensiva sobre Gaza como retaliação pelo lançamento de rockets. Mata 23 palestinos e fere 76.
26 de Setembro – Um estudo das Nações Unidas declara que a situação em Gaza é “intolerável”, com 75% da população a depender de ajuda alimentar e 80% da população a viver abaixo do limiar da pobreza. A economia palestina dependia em grande medida da ajuda do Ocidente, congelada depois da vitória do Hamas. A situação pode também ser atribuída ao bloqueio israelita por alegadas razões de segurança.
11 a 14 de Setembro – Israel lança um ataque de três dias a Gaza a pretexto de parar o lançamento de rockets e resgatar um soldado raptado. 21 palestinos são mortos.
8 de Novembro – Israel bombardeia Beit Hanoun matando 19 palestinos civis, dos quais 4 são mulheres e 7 são crianças. O primeiro-ministro de Israel pede desculpa pelo incidente que atribui a “erro técnico” do exército.
2007
19 de Janeiro – Israel transfere 100 milhões de dólares de recitas de impostos para o Presidente da Autoridade palestina, Mahmoud Abbas, como parte de um plano para o projectar ao mesmo tempo que impede que o Hamas tenha acesso ao dinheiro.
Junho - O Hamas assume o controlo de Gaza depois de derrotar a Fatah.
27 de Novembro – Conferência de Annapolis, promovida pelos Estados Unidos, com a presença de George W. Bush, Ehud Olmert e Mahmoud Abbas. Pela primeira vez numa conferência de paz para o Médio Oriente a solução dos dois estados foi mutuamente considerada como a saída para o conflito israelo-palestino.
2008
Fevereiro - Israel encerra os acessos a Gaza em retaliação pelos ataques com rockets. O Hamas lança os primeiros ataques suicidas em 18 meses. A operação “Inverno Quente”, lançada por Israel, faz 112 mortos palestinos e 3 israelitas.
14 de Maio - Tony Blair anuncia um novo plano para a Paz e pelos direitos dos palestinos, fortemente inspirado nas ideias do plano do Vale da Paz.
27 de Dezembro – Israel desencadeia um ataque brutal contra Gaza - a "Operação Chumbo Fundido" - provocando uma catástrofe humanitária de larga escala. Centenas de civis, homens, mulheres e crianças, impossibilitados de fugir, são mortos.
Print Friendly, PDF & Email
Share