Cronologia da História da Palestina: 6. Do assassinato de Rabin à morte de Arafat

O Muro do Apartheid
A década de 1995 a 2004 é balizada pela morte dos dois signatários dos Acordos de Oslo. Enquanto prosseguem as negoiaõss de paz, Israel consolida a ocupação e colonização de que é marco a construção do Muro de Separação, mais conhecido por Muro do Apartheid
 
6. DO ASSASSINATO DE RABIN À MORTE DE ARAFAT
1995
4 de Novembro - Assassinato de Yitzhak Rabin por um extremista judeu.
1996
20 de Janeiro - Eleições palestinas na Cisjordânia, Jerusalém-Leste e Faixa de Gaza. Arafat é eleito Presidente da Autoridade Palestina.
Fevereiro – O Likud vence as eleições em Israel e Benyamin Netanyahu torna-se primeiro-ministro.
Fevereiro e Março - Atentados-suicidas do Hamas e da Jihad Islâmica em Jerusalém e Telavive, como represália pelo assassinato de Yehia Ayache, o ideólogo do Hamas, pelos serviços secretos israelitas.
13 de Março - Cimeira em Sharm-el-Sheikh, sob o patrocínio dos Estados Unidos, condena os atentados terroristas.
Abril - Operação “Vinhas da Ira” de Israel contra o Líbano. Morte de uma centena de civis refugiados no campo da ONU de Cana vítimas dos bombardeamentos israelitas.
24 de Abril - O Conselho Nacional Palestino elimina da Carta Nacional Palestina todos os artigos que põem em causa Israel.
29 de Maio - Benjamin Netanyahu, do Likud, derrota Shimon Peres nas eleições israelitas e assume o poder.
Setembro - Confrontos armados entre israelitas e palestinos, em consequência da abertura, pelos judeus, de um túnel por baixo da Esplanada das Mesquitas, fazem 76 mortos palestinos.
1997
15 de Janeiro - Arafat e Natanyahu acordam prosseguir o processo de paz.
Fevereiro - Decisão do governo Netanyahou de construir um colonato em Abu Ghneim (Har Homa), ao sul de Jerusalém.
1998
Junho - Projecto israelita de municipalidade única para Jerusalém equivale à anexação da vintena de colonatos da Grande Jerusalém.
Outubro - Negociações de paz em Wye Plantation, mediadas por Clinton, entre Arafat e Natanyahu, não registam progressos.
1999
17 de Maio - O trabalhista Ehud Barak é eleito primeiro-ministro de Israel.
2000
Maio - Retirada israelita do Líbano
11 a 25 de Julho - Negociações de paz em Camp David, mediadas por Clinton, entre Arafat e Barak. Os palestinos recusam a proposta israelita que não permitia um Estado Palestino soberano e viável.
28 de Setembro – Na sequência do aparecimento de Ariel Sharon, chefe do Likud, na Mesquita das Esplanadas, registam-se confrontos que dão origem à Segunda Intifada, dita Al-Aqsa.
16 e 17 de Outubro - Israelitas e palestinos reúnem-se em Sharm-el-Sheikh e emitem um acordo oral em três pontos: fim da violência, criação de uma comissão de inquérito sobre os confrontos e reatamento das negociações de paz.
Novembro - Primeiros bombardeamentos de instalações da ANP em Gaza.
2001
21 a 27 de Janeiro - Fracasso da Cimeira de Taba, patrocinada pelo Egipto e pela União Europeia, devido ao desacordo sobre a questão dos refugiados e a demarcação de fronteiras.
6 de Fevereiro - Sharon eleito primeiro-ministro de Israel.
Dezembro - Cerco a Yasser Arafat, em Ramallah.
2002
Março - Na sequência de vários ataques palestinos, Sharon ordena a reocupação da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. Arafat fica cercado em Ramalah durante 30 dias.
Março - Os Estados árabes, reunidos na cimeira de Beirute, aprovam uma proposta de Paz com Israel a troco da retirada dos territórios palestinos e dos Montes Golã e da obtenção de acordo sobre o estatuto de Jerusalém e sobre o regresso dos refugiados.
12 de Março - A Resolução 1397 do Conselho de Segurança das Nações Unidas reconhece, pela primeira vez, a necessidade de um Estado Palestino.
Abril - Israel dá início da construção de uma "muralha defensiva" (o "Muro de Sharon") que invade territórios autónomos palestinos.
25 de Junho - O presidente dos EUA, George W. Bush, apela aos palestinos para elegerem novos líderes, excluindo Arafat do processo de paz.
19 de Setembro - Continuação de ataques palestinos levam Sharon a ordenar segundo cerco a Arafat em Ramalah.
2003
29 de Abril - O Parlamento palestino vota a favor da nomeação de Mahmud Abbas (Abu Mazen) para primeiro-ministro, abrindo caminho à aprovação do "Roteiro para a Paz", um plano dos EUA, UE, Rússia e ONU que prevê a criação de um Estado palestino até 2005
6 a 10 de Setembro - Abbas demite-se. Ahmed Qorei (Abu Ala) é o novo primeiro-ministro.
2004
22 de Março - Israel assassina o líder espiritual do Hamas, xeque Ahmed Yassin num ataque com mísseis em Gaza.
17 de Abril - O líder político do Hamas, Abdel Aziz al-Rantissi é assassinado pelo exército israelita em Gaza.
26 de Outubro - O Parlamento israelita aprova o plano de Sharon de retirada de soldados e colonos judeus da Faixa de Gaza.
11 de Novembro - Yasser Arafat, Presidente da Autoridade Palestina, morre no Hospital Militar de Percy, nos arredores de Paris. Há fortes suspeitas de morte não natural.
Print Friendly, PDF & Email
Share