Cronologia da História da Palestina: 2. Do Mandato Britânico à proclamação do Estado de Israel

Atentado terrorista da Irgud contra o Hotel King David
O segundo quartel do século XX forja o destino trágico do povo palestino. Com a queda do Império Otomano, as potências coloniais apropriam-se do Médio Oriente e abrem as portas à ocupação judaica da Palestina, impulsionada pela retórica sionista. Pouco confiantes na força da sua razão, os sionistas recorrem à violência e ao terror para preparar o caminho para a proclamação do Estado de Israel.
 
2. DO MANDATO BRITÂNICO À PROCLAMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
1920
No rescaldo da 1ª Guerra Mundial, a Sociedade das Nações decide dividir a maior parte do Império Otomano em territórios mandatados. A Palestina fica submetida ao Mandato Britânico.
Maio - Confrontos em Jerusalém entre judeus e palestinos.
Junho - Fundação da Hagana, organização paramilitar sionista clandestina. Sucede ao movimento Hashomer e viria a dar origem às Forças de Defesa de Israel, após a declaração de independência.
1921
Maio - Confrontos em Jaffa entre judeus e palestinos.
11 de Abril- A Transjordânia é separada da Palestina com Estatuto de Emirato semi-autónomo. A independência é alcançada em 1946. A designação de Jordânia data de 1950.
1922
22 de Fevereiro - Egipto formalmente independente. Influência britânica mantém-se até 1954.
22 de Julho - A Sociedade das Nações formaliza a atribuição do Mandato sobre a Palestina à Grã-Bretanha. Um censo britânico na Palestina conta 757.182 habitantes, dos quais 78% muçulmanos, 11% judeus e 9,6% cristãos.
1924-1928
Prossegue a imigração sionista. Os judeus são 16% da população e detêm 4% das terras.
1929
Confrontos graves entre as comunidades judaica e palestina na sequência de disputas sobre o Muro das Lamentações.
1931
Abril - Fundação da Irgun, como resultado de uma cisão da Hagana. O censo britânico contabiliza 16,9% de judeus numa população total de 1.030.000 habitantes.
1932
13 de Agosto - Fundação do Istiqlal (Partido da Independência), o primeiro partido político palestino.
1932
23 de Setembro - Estabelecido o Reino da Arábia Saudita.
3 de Outubro - O Iraque declara a independência mas mantém-se sob influência britânica.
1933
Janeiro - Ascensão de Hitler ao poder. A política anti-semita do III Reich estimula a emigração judaica para a Palestina.
1936-1939
A Grande Revolta Palestina, dirigida contra a autoridade britânica e contra a colonização sionista, e considerada o acontecimento fundador do movimento nacional palestino, tem várias consequências importantes: enfraquecimento da elite política palestina, em consequência da repressão; surgimento da ideia de uma partilha e da transferência de populações; nascimento de uma economia judaica separada, em consequência do boicote palestino; conversão das milícias sionistas em verdadeiros exércitos.
1937
7 de Julho - A Comissão Peel recomenda a partição da Palestina, atribuindo 33% do território a um estado judaico.
1939
17 de Maio - Face às ameaças de guerra, o Livro Branco britânico preconiza independência para 1947, a limitação e a submissão da imigração judaica ao acordo dos habitantes árabes e medidas restringindo a aquisição de terras pelos sionistas.
1941-1945
Durante a II Guerra Mundial, o nazismo leva a cabo uma política de genocídio, vitimando milhões de judeus.
1943
22 de Novembro - Reconhecimento da independência do Líbano.
1945
22 de Março - Fundação da Liga Árabe pelo Egipto, Iraque, Líbano, Síria, Transjordânia e Arábia Saudita, a que se junta o Iémene em 5 de Maio.
1946
Abril - As tropas francesas deixam a Síria, marcando, de facto, a independência proclamada em 1941 e reconhecida em 1944.22 de Julho - Militantes sionistas do Irgud, orientados por Menachem Begin, fazem explodir o Hotel King David, em Jerusalém, matando 91 pessoas.
25 de Maio - Fim do mandato britânico na Transjordânia.
24 de Julho - Na sequência do relatório da comissão de inquérito anglo-americana é apresentado o Plano Morrison-Grady que estabelece dua regiões semi-autónoma, uma judaica outra árabe, sob tutela britânica.1 de Dezembro - Retirada das tropas francesas do Líbano, formalizando a independência reconhecida em 1943. 
1947
14 de Fevereiro - A Grã-Bretanha anuncia a sua renúncia ao Mandato sobre a Palestina.
29 de Novembro - As Nações Unidas votam a Resolução 181 que prevê a partilha da Palestina entre um estado judaico (55% da área do país), um estado árabe (44%) e uma zona internacional (os Lugares Santos: Jerusalém e Belém). As autoridades sionistas aceitam o plano; os árabes recusam.
1948
Março – É finalizado o Plano Dalet. Sendo, alegadamente, um plano de contingência para defender o estado judaico de uma invasão, tinha, na realidade, dois objectivos: ocupar todas as instalações, civis e militares, quando viessem a ser evacuadas pelo e britânicos e proceder à limpeza étnica dos palestinos do futuro estado judaico.
9 de Abril - Massacre de Deir Yassin. 117 habitantes desta aldeia, próximo de Jerusalém, são assassinados por elementos dos grupos sionistas Irgun e Lehi.
14 de Maio - As forças britânicas retiram da Palestina, deixando a maior parte do seu armamento aos grupos sionistas. David Ben Gourion proclama o Estado de Israel, «para cumprir a sua parte do Plano de Partilha.»
Print Friendly, PDF & Email
Share