Cronologia da História da Palestina: 1. Da Terra de Canaã ao fim do Império Otomano

Família árabe de Ramala
Ao longo de milénios, desde a chegada dos “Povos do Mar”, o povo da Palestina assistiu à passagem, pelo seu território, de diferentes povos e civilizações. Aos Assírios e Babilónios, Persas, Gregos e Romanos, sucederam Árabes e Otomanos. Com todos coexistiu o povo da Palestina, de cada um drenando, em maior ou menor extensão, elementos que ajudaram a formatar a sua cultura sendo a influência muçulmana, porventura, a mais relevante. 
 
1. DA TERRA DE CANAÃ AO FIM DO IMPÉRIO OTOMANO
2000 A.C.
Amoritas, Cananeus e outros povos semitas, relacionados com os Fenícios, ocupam o território que ficará conhecido como Terra de Canaã.
1800-1500 A.C.
Os Hebreus, de origem semita, deixam a Mesopotâmia e instalam-se em Canaã. A colonização é prosseguida por outros povos semitas, os Hititas e, por fim, os Filisteus, um povo indo-europeu, originário do Egeu, que dará origem ao nome da Palestina.
722 A.C.
Os Assírios põem fim ao Reino de Israel.
586 A.C.
Os Babilónios submetem o Reino da Judeia, pondo termo ao reinado dos Hebreus na Palestina.
538 A.C.
Invasão Persa sob o comando de Ciro, o Grande.
331 A.C.
Invasão Grega conduzida por Alexandre o Grande.
64 A.C.
Invasão Romana liderada por Pompeu.
634 D.C.
A conquista Árabe dá início a treze séculos de civilização muçulmana na Palestina.
1099-1291
Sucessivas invasões de Cruzados.
1517
Início da ocupação Otomana que perdurará até 1917.
1799-1780
Napoleão invade a Palestina e a Síria.
1831
Ibrahim Ali governa a Síria e a Palestina.
1834
Revolta na Palestina contra o domínio do Egipto.
1840
Tratado de Londres põe fim ao domínio egípcio na Palestina.
1856
O Congresso de Berlim, que põe fim à Guerra da Crimeia (1853-1856), abre as províncias do Médio Oriente do Império Otomano ao investimento estrangeiro.
1880
Primeiras manifestações de autonomia árabe.
1882-1903
Primeira vaga de imigração sionista (primeira Aliya). 25.000 judeus, sobretudo oriundos da Europa de Leste, instalam-se na Palestina.
1897
Primeiro Congresso Sionista em Basileia, Suíça, presidido por Théodore Herzl. "O Sionismo luta por criar um lar para o povo judeu, na Palestina".
1902
É criado o Estatuto do Fundo Nacional Judeu para aquisição da terra da Palestina que deve ser entregue "desocupada dos seus habitantes árabes".
1903-1914
Segunda Aliya. Os judeus são agora 6% da população.
1909
Fundação de Tel Aviv, a norte de Jaffa.
1915-1916
O Alto-Comissário britânico no Egipto, McMahon, em correspondência com o Sharif Husayn, promete-lhe o domínio de grande parte do Médio Oriente em troca da sua revolta contra o Império Otomano.
1916
Acordos secretos franco-britânicos, chamados Sykes-Picot, decidem a partilha do Próximo-Oriente, entre as potências vitoriosas, após a guerra. Estipula-se que a Palestina, sede dos Lugares Santos, ficará sob estatuto internacional.
1917
Os Palestinos e os Árabes do Médio Oriente juntam-se aos Aliados, no combate ao Império Otomano, a troco da promessa - não cumprida - de concessão de independência a todos os Árabes.
2 de Novembro - Declaração Balfour (Ministro britânico dos Negócios Estrangeiros): «O Governo de Sua Majestade considera favoravelmente o estabelecimento, na Palestina, de um lar nacional para o Povo Judeu e dedicará todos os seus esforços à realização deste objectivo.»
9 de Dezembro – O General Allenby, comandante-chefe da Força Expedicionária Britânica no Egipto, ocupa Jerusalém e, posteriormente, toda a Palestina.
1918
26 de Setembro - Ocupação militar britânica da Palestina.
Print Friendly, PDF & Email
Share