Concentração em Lisboa pelo reconhecimento do Estado da Palestina

Centenas de pessoas concentraram-se no Rossio, em Lisboa, ao fim da tarde desta terça-feira 28 de Maio para reclamar que Portugal reconheça o Estado da Palestina à semelhança do que fizeram, neste dia, a Espanha, a Irlanda e a Noruega, e do que tinham feito, nas últimas semanas, Barbados, Jamaica, Trinidad e Tobago, e Baamas.

Actualmente, reconhecem o Estado da Palestina 145 dos 193 membros da ONU, a que se juntam dois não membros.

A concentração, que foi convocada pelo CPPC, pela CGTP-IN, pelo MPPM e pelo Projecto Ruído, contou com intervenções de Julie Neves (CPPC), Dinis Lourenço (CGTP-IN), Carlos Almeida (MPPM)  e Domingos Pereira (Projecto Ruído), pelas organizações promotoras, e ainda de Nour el Tibi, uma jovem activista palestina.

Foi afirmada a exigência de que o Estado português também reconheça o Estado da Palestina, em prol da justiça e do respeito pelo direito internacional, considerando que esse reconhecimento não é apenas um gesto simbólico, mas uma necessidade urgente e um imperativo moral.

Foi ainda anunciado que o CPPC e o MPPM vão lançar uma carta aberta ao Primeiro-Ministro instando-o a reconhecer o Estado da Palestina.


Fotos: MPPM, CPPC

Print Friendly, PDF & Email
Share