Concentração contra agressão israelita à Frota da Liberdade

Respondendo ao apelo de diversas organizações, entre as quais o MPPM, muita centenas de pessoas concentraram-se frente à Embaixada de Israel, em Lisboa, no dia 2 de Junho, para manifestar a sua indignação perante o vergonhoso ataque de Israel contra barcos que transportavam ajuda humanitária para Gaza. Entoando palavras de ordem como "Basta de Crimes!", "Fim ao Bloqueio a Gaza!", "Fim à Ocupação Israelita!" ou "Palestina Independente!", os manifestantes ouviram, ainda, intervenções dos representantes de algumas das organizações promotoras da concentração - Conselho Português para a Paz e Cooperação, Comité de Solidariedade com a Palestina, Colectivo Mumia Abu-Jamal, Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente e Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional.
Carlos Almeida, que falou em nome do MPPM, condenou o acto criminoso de Israel «não apenas porque foi realizado em águas internacionais (...) mas porque ao Estado de Israel não assiste nenhum direito de patrulhar o mar fronteiro a Gaza e, menos ainda, impedir que qualquer embarcação aí circule». Proclamando o direito do povo palestino a viver em paz na sua terra, denunciou a comunidade internacional que, ao recusar-se a condenar a política belicista de Israel, se torna cúmplice objectiva da repressão.
As organizações promotoras da concentração elaboraram uma declaração que foi entregue na Embaixada de Israel.
Anteriormente, já o MPPM tinha tomado posição sobre o criminoso acto através de uma declaração da sua Direcção Nacional (Comunicado 02/2010).
 
Print Friendly, PDF & Email
Share