Colono israelita tenta incendiar a Igreja de Getsémani no Monte das Oliveiras

Um colono israelita tentou hoje incendiar a Igreja do Getsémani, no Monte das Oliveiras, em Jerusalém Oriental ocupada.

O colono entrou furtivamente nas instalações da igreja, derramou um líquido inflamável e tentou incendiar alguns dos bancos de madeira.

O ataque, que ocorreu enquanto no Santo Sepulcro tinha lugar a inauguração do novo Patriarca Latino, foi frustrado por jovens palestinos locais que entregaram o agressor às autoridades.

A Igreja do Getsémani, também chamada Igreja de Todas as Nações, é uma igreja católica construída no local do Jardim do Getsémani onde os cristãos crêem que Jesus foi traído por Judas, vindo a ser preso, julgado e crucificado.

Ramzy Khoury, Presidente da Alta Comissão Presidencial para os Assuntos Religiosos, condenou o ataque à Igreja do Getsémani e frisou que este não foi o primeiro ataque a lugares santos e de culto islâmicos e cristãos, especialmente em Jerusalém.

Ele referiu um incidente em 2015 em que extremistas judeus levaram a cabo um ataque incendiário à Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes, perto de Tiberíades, junto ao Mar da Galileia, bem como outro ataque de colonos que visou sacerdotes coptas na Igreja do Santo Sepulcro.

Também a Presidência da Palestina condenou o ataque, descrevendo o como um acto terrorista odioso.

A Presidência culpou o governo israelita por este e por outros ataques passados contra palestinos, os seus lugares santos e os seus bens, afirmando que esta era uma prova da brutalidade e selvajaria dos colonos israelitas que praticam o terrorismo à plena vista das forças de ocupação israelitas.

Print Friendly, PDF & Email
Share