Coimbra solidária com o sofrimento do povo palestino

Não obstante a intensa chuvada que se abateu sobre Coimbra nesta quarta-feira, 19 e Junho, dezenas de pessoas acorreram à Praça 8 de Maio para participar no acto público aí realizado e mostrar a sua solidariedade com o povo palestino.

Na iniciativa que tinha como lema “Acção Pela Paz na Palestina” intervieram, em representação das entidades organizadoras, Isabel Morais pelo CPPC (Conselho Português para a Paz e Cooperação), Matilde Ferreira pela Associação Juvenil Projecto Ruído, Luísa Batista pelo MPPM (Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente) e Luísa Silva pela União dos Sindicatos de Coimbra/CGTP-IN.

Foi reafirmada a solidariedade dos presentes com o sofrimento do povo da Palestina provocado por Israel e seus cúmplices e a urgência do cessar-fogo e da Paz.

Os presentes manifestaram a sua disposição de voltarem à rua sempre que necessário para atingir a Paz e para protestar enquanto não pararem os massacres.

Pelos diversos intervenientes foi evocada a necessidade de o governo português, neste como em outros aspectos, cumprir a Constituição da República Portuguesa.

Sublinhou-se o empenho de todos em divulgar a petição pública, já com mais de 3500 assinaturas, para que o governo português, à semelhança de 143 países do mundo (como Espanha, Noruega e Irlanda o fizeram recentemente), reconheça o Estado da Palestina livre e independente.

“Paz Sim! Guerra Não!” e “Palestina Vencerá!” foram as palavras de ordem mais ouvidas.

Print Friendly, PDF & Email
Share