Ciclo de Cinema da Palestina na Universidade Popular do Porto
A Universidade Popular do Porto, que tem uma actividade relevante na solidariedade com a causa do povo palestino, promove agora, por videoconferência e com participação presencial limitada, um ciclo de cinema da Palestina ou sobre a Palestina com curtas-metragens, um documentário e uma longa-metragem, em três sessões abertas, com comentários e debate.
Segunda-Feira, 5 de Julho - 21h30
Três curtas-metragens de cineastas palestinos sobre a ocupação, o controle, a humilhação, a fragmentação e as condições de vida a que é sujeito o povo da Palestina.
- Jornada Impossível – Annemarie Jacir -2003, 17 min.
Numa paisagem interrompida por postos de controle militares, um grupo de artistas cruza fronteiras emocionais e políticas enquanto tenta chegar a Jerusalém. Poema visual sobre a fragmentação de um povo.
- O presente – Farah Nabulsi – 2020 - 24 min.
No dia de aniversário do seu casamento, um homem vai com a filha comprar um presente para a esposa. No caminho há um posto de controle prepotente para os humilhar.
- Oceano de Injustiça – Bruno de Champris - 2017 -11 min.
Durante décadas uma grande injustiça afoga um povo inteiro. Temos ideia dessa injustiça?
Comentário e Debate com Miguel Miranda - médico e escritor
Segunda-Feira, 12 de Julho - 21h30
Uma longa-metragem sobre as prisões numa terra aprisionada, sobre a resistência na luta pela liberdade roubada e pela vida ameaçada.
- 3000 Noites – Mai Masri – 2015 - 1h.43 min.
Uma alegoria poética e crua para a liberdade sob ocupação. Numa prisão israelita de segurança máxima para mulheres palestinianas, uma mulher grávida encontra na sua luta de mãe e de palestiniana um sentido para a sua vida.
Comentário e Debate com Mário David Soares - professor e sindicalista
Segunda-Feira, 19 de Julho - 14h30
Um documentário e uma curta-metragem sobre o inferno das crianças na Palestina ocupada e bombardeada. O sequestro e abuso de crianças indefesas.
- Hoje eles levaram meu filho – Farah Nabulsi – 2016 - 7.20 min
Que pode uma mãe fazer para evitar o tratamento cruel e desumano que ela sabe que o seu filho vai sofrer?
- Crianças de Gaza - Jezza Neumann – 2010 - 43 min
Diante de um cenário de medos e terror, com os pais e os irmãos a serem mortos, as casas a serem destruídas ou roubadas, as escolas a serem bombardeadas, as crianças deixam de sonhar.
- Livro A quem pertence a linha do horizonte, de João Pedro Messeder e Ana Biscaia
Comentário e Debate com António Costa Valente - professor, produtor e realizador cinematográfico
Lotação presencial limitada. Inscrição livre indicando opção por participação presencial ou online em: [email protected]