Centenas no funeral de menino de três anos morto por soldados israelitas

Centenas de pessoas participaram hoje no funeral de Mohammad Haitham Tamimi, de três anos, que morreu ontem, quatro dias depois de ter sido baleado na cabeça por soldados israelitas na sua aldeia de Nabi Saleh, a norte de Ramala.

O cortejo fúnebre partiu do Complexo Médico Palestino em Ramala e desfilou pelas ruas da cidade antes de se dirigir a Nabi Saleh, onde foi sepultado no cemitério da aldeia.

Mohammad Tamimi foi ferido a tiro na noite de quinta-feira quando o automóvel em que seguia com o seu pai e a sua mãe foi atacado por militares israelitas à entrada da aldeia de Nabi Saleh.

Segundo uma testemunha citada pela WAFA, uma força do exército israelita preparou uma emboscada para o veículo à entrada da aldeia e, assim que este se aproximou, os soldados lançaram uma chuva de balas sobre o veículo, ferindo o menino com um tiro na cabeça e o pai com um tiro no braço.

O menino e o seu pai foram transportados de urgência para um hospital no colonato israelita de Nevei Tsof, situado nas proximidades. O menino foi posteriormente transferido para um hospital em Israel para receber tratamento médico, enquanto o pai foi transferido para um hospital nas proximidades de Ramala.

Desde o início do ano, 28 crianças foram mortas por disparos do exército israelita, sete das quais na Faixa de Gaza.

Nabi Saleh, a aldeia de Ahed Tamimi, foi retratada num filme do realizador belga Jan Beddegenoodts. Pode ler aqui a história recente da aldeia e entender o conflito que a opõe ao vizinho colonato de Halamish, e ver aqui o filme de Beddegenoodts.

Print Friendly, PDF & Email
Share