Beja manifesta-se pela Palestina

A cidade de Beja assistiu nesta quarta-feira, 16 de Novembro, por iniciativa da União dos Sindicatos de Beja – CGTP, do Conselho Português para a Paz e Cooperação e do MPPM, a uma bela acção cidadã sob o lema «Pela Paz no Médio Oriente, Pelos Direitos do Povo Palestino».

Partindo das Portas de Mértola, duas centenas e meia de pessoas, entre as quais se viam numerosos imigrantes árabes e muçulmanos, marcharam pelas ruas centrais da cidade segurando faixas e agitando bandeiras da Palestina e das organizações promotoras. Durante o vibrante desfile ressoaram palavras de ordem como «Paz sim, ocupação não», «Gaza não é prisão, massacre e cerco não» e «Palestina vencerá».

O desfile terminou na Praça da República, lugar nobre da cidade alentejana. Congregando-se em torno de uma enorme bandeira palestina e de centenas de velas que formavam a palavra «Paz», e tendo como pano de fundo uma faixa com os dizeres «Parar a guerra, dar uma oportunidade à paz», os manifestantes realizaram aqui um acto sentido e entusiasta de repúdio pela agressão de Israel contra a Faixa de Gaza e de solidariedade com o povo palestino.

Com apresentação de Deolinda Zacarias, os participantes escutaram com aplauso os poemas recitados por Maria José Borralho e Teresa Pizarro e os contos lidos por Cristina Taquelim e Luzia do Rosário, terminando a sessão com a voz de Joana Dourado, que cantou acompanhada pelo violino de Ana Santos.

Em nome das organizações promotoras usou da palavra José Oliveira (MPPM). Durante o acto solidário exigiu-se um cessar-fogo imediato que ponha fim ao massacre, alertou-se para o perigo do alargamento da guerra a todo a zona médio-oriental e reclamou-se uma solução de fundo para a questão, passando necessariamente a criação de um Estado palestino independente e soberano. 

Manifestação pela Palestina - Beja, 16 de Novembro de 2023
José Oliveira (MPPM) intervém em nome das organizações promotoras - Beja, 16/11/2023
Print Friendly, PDF & Email
Share