Bastonário da Ordem dos Advogados da Palestina em Lisboa
A convite da Associação Portuguesa de Juristas Democratas (APJD) e do MPPM, esteve em Lisboa, entre 23 e 25 de Junho, o bastonário da Ordem dos Advogados da Palestina, Faddi Abbas, que participou numa conferência na Faculdade de Direito de Lisboa (FDUL) e teve encontros com diversas entidades.
O Dr. Abbas foi o orador principal da Conferência «Palestina e o Direito Internacional» que se realizou no Auditório da FDUL e que incluiu um comentário sobre o Acórdão do TIJ «Acção da África do Sul contra Israel que invoca a Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio» por parte dos professores Eduardo Vera Cruz Pinto e Pedro Caridade Freitas.
A sessão foi presidida pelo director da Faculdade, Eduardo Vera Cruz Pinto e na mesa estavam, além dos oradores, Madalena Santos, presidente da APJD, Carlos Almeida, vice-presidente do MPPM, Nabil Abuznaid, embaixador da Palestina e Baltasar Oliveira, presidente da AEFDUL. Madalena Santos e Carlos Almeida entregaram a Fadi Abbas uma cópia da carta ao primeiro-ministro de Portugal subscrita por 79 organizações a reclamar que o nosso país reconheça o Estado da Palestina.
Antes da conferência foi inaugurada no átrio da Faculdade a exposição «A Questão Palestina: O Essencial», produzida pelo MPPM e houve um encontro com o director da FDUL.
O Dr. Abbas, acompanhado de Madalena Santos e de Carlos Almeida, teve uma audiência na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas da Assembleia da República, e reuniu na sede da CGTP-IN com representantes da central sindical e do CPPC, do Projecto Ruído, da CPCCRD, da AEFLUL e da AEFCSH, além da APJD e do MPPM.
Teve ainda reuniões na Ordem dos Advogados portuguesa, na Associação 25 de Abril e na Missão Diplomática da Palestina.
Fotos: MPPM, APJD, Ordem dos Advogados, Missão Diplomática da Palestina, Assembleia da República