Balanço de uma quinzena na Palestina: 17 feridos, 158 detidos, 35 propriedades demolidas e mais…

Na segunda quinzena de Fevereiro, dezassete palestinos foram feridos na Cisjordânia, segundo relata a OCHA-OPT no relatório Protection of Civilians Report referente ao período de 16 de Fevereiro a 1 de Março de 2021.

Entre os palestinos, um rapaz de 16 anos foi baleado pelas forças israelitas com munições vivas, enquanto caminhava perto do Muro na aldeia de Saffa (Ramallah).

Sete outros foram feridos em protestos contra o estabelecimento de um posto avançado de colonatos em Beit Dajan (Nablus) e contra a expansão dos colonatos em Kafr Qaddum (Qalqiliya).

Dois palestinos foram feridos em confrontos que irromperam durante duas operações de busca e detenção no campo de refugiados de Ad Duheisha (Belém) e na aldeia de Abu Shukheidim (Ramallah).

Três palestinos, incluindo um homem idoso e uma criança, foram agredidos fisicamente por forças israelitas em Huwwara (Nablus) e An Nuwei'ma (Jericho).

No total, quatro dos feridos foram tratados por inalação de gás lacrimogéneo, quatro foram atingidos por balas de borracha, três foram agredidos fisicamente, e dois foram alvejados com munições vivas. Os restantes quatro foram feridos quando o seu carro se despenhou enquanto eram perseguidos por um jipe militar israelita perto da aldeia de Ein Yabrud (Ramallah).

Rusgas na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental

As forças israelitas efectuaram 184 operações de busca e detenção e prenderam 158 palestinos em toda a Cisjordânia.

A província de Jerusalém registou o maior número de operações (60), na sua maioria em Jerusalém Oriental.

Cinco polícias fronteiriços israelitas foram apedrejados e feridos numa operação em Al 'Isawiya (Jerusalém Oriental).

Incidentes em Gaza

Em Gaza, em pelo menos 29 ocasiões, as forças israelitas abriram fogo de aviso perto da vedação do perímetro ou ao largo da costa, presumivelmente para impor restrições de acesso.

Em outras duas ocasiões, as forças israelitas arrasaram terras perto da vedação.

Num incidente separado, dois homens palestinos foram feridos por Resíduos de Guerra Explosivos, a leste da cidade de Gaza.

Destruição de propriedades

Invocando a falta de licenças de construção, 35 estruturas de propriedade palestina foram demolidas ou apreendidas, deslocando 98 pessoas, das quais 53 eram crianças, e afectando de mais cerca de 60.

A 22 de Fevereiro, as autoridades israelitas confiscaram mais 18 estruturas residenciais e para animais em Humsa - Al Bqai'a, a maioria das quais tinha sido fornecida como resposta humanitária às demolições e confiscos anteriores; dez famílias, compreendendo mais de 60 pessoas, incluindo 36 crianças, foram novamente deslocadas.

Também na Área C, uma família de sete pessoas foi deslocada quando a sua casa foi demolida em Al Khadr (Belém), e a subsistência de quatro famílias foi afectada pela demolição de barracas de legumes em Hijra (Hebron).

Vinte e oito pessoas foram deslocadas em Al 'Isawiya e Ras al 'Amud (Jerusalém Oriental), quando três casas foram demolidas pelas autoridades israelitas ou 'autodestruídas' pelos seus proprietários.

Ataques de colonos

Perpetradores que se crê serem colonos israelitas feriram um rapaz palestino de 17 anos e danificaram propriedades palestinas, incluindo veículos e árvores.

O rapaz foi apedrejado e ferido em Sheikh Jarrah (Jerusalém Oriental) por israelitas reunidos para celebrar Purim.

No mesmo contexto, vários carros pertencentes a palestinos foram apedrejados e danificados enquanto viajavam perto da velha cidade de Jerusalém e perto da colónia de Yitzhar (Nablus).

Também durante as celebrações de Purim, colonos israelitas tentaram invadir casas palestinas na cidade velha de Hebron.

Em três incidentes distintos em Ramala, vários carros estacionados perto da colónia de Shilo, e dois camiões em Ein Samiya e Kafr Malik, foram vandalizados.

Noutros quatro incidentes atribuídos a colonos em Nablus, como relatado por fontes palestinas, casas foram apedrejadas e um reservatório de água foi danificado em Asira al Qibliya; vedações em torno de terras agrícolas foram vandalizadas em Burin; sete ovelhas foram roubadas em Jalud; e oliveiras novas foram arrancadas em Beit Dajan e Qaryut.

Em Ein al Hilwe (Tubas), um pastor relatou que um veículo que se acreditava ter sido conduzido por colonos tinha matado cinco das suas ovelhas.

Em vários incidentes, os palestinos relataram que colonos israelitas tinham tentado tomar posse de terras palestinas em Al Baqa'a (Hebron) e atacaram pastores em Kisan e um dono de loja em Husan (ambas as aldeias em Belém), roubando dinheiro.

Print Friendly, PDF & Email
Share