Austrália, Canadá e Reino Unido «profundamente preocupados» com acontecimentos na Palestina

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Austrália, do Canadá e do Reino Unido emitiram hoje uma declaração conjunta onde se afirmam «profundamente preocupados com os recentes acontecimentos em Israel e na Cisjordânia, que reduzem ainda mais as perspectivas de paz.»

«Estamos seriamente preocupados com a aprovação pelo Governo de Israel, em 26 de Junho, de mais de 5700 novas unidades de colonização na Cisjordânia» diz a declaração. «Preocupam-nos também as alterações ao processo de aprovação dos colonatos, instituídas pelo Governo de Israel em 18 de Junho [em que o ministro das Finanças de extrema-direita, Bezalel Smotrich, recebeu amplos poderes para acelerar a sua construção, contornando as medidas em vigor há 27 anos], que facilitam uma aprovação mais rápida da construção nos colonatos.»

Considerando que a expansão contínua dos colonatos é um obstáculo à paz e tem um impacto negativo nos esforços para alcançar uma solução negociada de dois Estados, apelam ao Governo de Israel para que anule estas decisões.

Os chefes da diplomacia dos três países declaram-se também «profundamente preocupados com a violência contínua e a perda de vidas em Israel e na Cisjordânia».

«Condenamos inequivocamente todas as formas de terrorismo e violência contra civis», dizem, e referem o incidente de 20 de Junho, junto ao colonato ilegal de Eli, em que dois militantes palestinos causaram a morte de quatro colonos israelitas, no que classificam como «ataque terrorista». Não referem, no entanto, que, na véspera, as forças israelitas tinham invadido o campo de refugiados de Jenin, utilizando pela primeira vez em 20 anos helicópteros de combate na Cisjordânia ocupada, matando sete palestinos e ferindo outros 91.

Também condenam o que consideram «a violência repreensível e continuada dos colonos contra os palestinos» e congratulam-se «com a declaração conjunta dos chefes das Forças de Defesa de Israel, da Agência de Segurança de Israel e da Polícia de Israel, bem como com as declarações de outros dirigentes israelitas que condenam estes actos».

«A Austrália, o Canadá e o Reino Unido apoiam firmemente os povos israelita e palestino no seu direito de viver em paz e segurança, com dignidade, sem medo e com os seus direitos humanos plenamente respeitados. Continuamos a apoiar uma paz abrangente, justa e duradoura no Médio Oriente, incluindo a criação de um Estado palestino que viva lado a lado em paz e segurança com Israel. Esta visão só pode ser alcançada através de negociações directas entre as partes», concluem.

O plano de expansão de colonatos aprovado por Israel em 26 de Junho tem sido alvo de ampla condenação internacional, nomeadamente pelas Nações Unidas, pelo Brasil, pelos Estados Unidos, pela França, por Espanha e pela Turquia.

De acordo com o Ministério da Saúde Palestino, desde o início do ano 180 palestinos foram mortos pela ocupação israelita.

Print Friendly, PDF & Email
Share