Assembleia da República condena agressão israelita a Gaza e declaração dos EUA sobre colonatos israelitas

A Assembleia da República aprovou nesta sexta-feira, 22 de Novembro, um Voto de «condenação da nova agressão israelita a Gaza e da declaração da Administração Trump sobre os colonatos israelitas».

O MPPM saúda e congratula-se com o facto de o parlamento português, com a nova composição resultante das eleições de 6 de Outubro, reafirmar a solidariedade com o povo palestino e verberar as agressões de que é vítima.

Apresentado pelo grupo parlamentar do PCP, o texto mereceu o voto favorável de PS, BE, PCP, PAN e PEV; votaram contra PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal; abstiveram-se o Livre e 1 deputado do PS.

O texto do voto aponta a recente agressão israelita contra a Faixa de Gaza, de que resultaram 34 mortos, o desumano bloqueio que a população deste território sofre há 12 anos, assim como a repressão a que diariamente é sujeito todo o povo palestino, de que é exemplo a prisão de dirigentes políticos palestinos, nomeadamente da deputada Khalida Jarrar, de novo sujeita a prisão administrativa.

Condena-se igualmente a recente declaração do Secretário de Estado norte-americano que põe em causa a ilegalidade dos colonatos israelitas, reveladora da cumplicidade dos EUA com a política de ocupação.

Assim, após evocar o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano (29 de Novembro), a Assembleia da República: «Condena os bombardeamentos do exército israelita sobre a população da Faixa de Gaza; Reclama o levantamento do bloqueio sobre a Faixa de Gaza; Exige a libertação de Khalida Jarrar e dos restantes deputados palestinianos presos por Israel; Reafirma o carácter ilegal dos colonatos israelitas; Reitera o direito do povo palestiniano à constituição de um Estado livre, viável, soberano e independente, com capital em Jerusalém Leste, conforme as resoluções da ONU.»

Print Friendly, PDF & Email
Share