Antonio Guterres homenageado pelo Congresso Mundial Judaico

António Guterres foi agraciado com o Prémio Theodor Herzl, a maior honraria do Congresso Mundial Judaico, como testemunho da «mais profunda gratidão por ser a voz da justiça e da equidade que o Estado de Israel e o povo judeu há muito, muito tempo esperavam das Nações Unidas.»

Numa Gala realizada em linha, em virtude da pandemia, Ronald S. Lauder, Presidente do Congresso Mundial Judaico, afirmou: «Durante demasiadas décadas, as Nações Unidas tiveram uma fixação bizarra no Estado judaico. Isto não só era perigoso para Israel, como também aviltava as Nações Unidas. Essa fixação em Israel tornou as Nações Unidas numa organização menos séria.»

Lauder agradeceu a Guterres «por encarar o anti-semitismo e o anti-sionismo, recusando-se a ceder à pressão daqueles que procuram isolar, demonizar e deslegitimar o único Estado judaico do mundo - Israel.», e concluiu:

«Não podemos pensar em ninguém que mais apropriadamente personifique e encarne a visão de Theodor Herzl para um mundo mais seguro e mais tolerante para o povo judeu.»

Na sua resposta, António Guterres considerou que «com o seu Prémio Theodor Herzl, o Congresso Mundial Judaico concede-me uma grande honra.»

Depois de referir a contribuição do Congresso Mundial Judaico para as Nações Unidas, alertou: «Nos últimos meses, um fluxo constante de preconceitos tem continuado a assolar o nosso mundo: agressões anti-semitas, assédio e vandalismo; negação do Holocausto; uma confissão de culpa numa conspiração neonazi para fazer explodir uma sinagoga. E com a COVID-19, outro vírus espalhou-se - anti-semitismo e ódio de muitos tipos.»

«Entretanto, as teorias da desinformação e da conspiração ganharam terreno alarmante. Vêm em diferentes formas. Mas todos eles comerceiam o mesmo veneno: desumanizando e fazendo dos outros bodes expiatórios, sejam ele judeus, muçulmanos, migrantes, refugiados, ou tantos outros.»

Confessando que «para mim, a luta contra o anti-semitismo é profundamente pessoal», Guterres alertou para o crescimento da influência dos neo-nazis e brancos supremacistas: «Temos de nos unir contra o ódio em todas as suas formas. O nosso mundo hoje precisa de um regresso à razão - e de uma rejeição das mentiras e da aversão que impulsionaram os nazis e que fracturam as sociedades actuais.»

Depois de considerar que «Um dos capítulos mais sombrios da história de Portugal foi a discriminação e perseguição dos judeus durante a Idade Média, culminando na expulsão dos seus habitantes judeus no século XVI.  Esta foi uma traição colossal, com consequências sentidas durante século», Guterres referiu a sua intervenção enquanto Primeiro-Ministro na adopção de um decreto revogando a expulsão.

«Mesmo antes da ocorrência do vírus, após um surto de anti-semitismo, ódio antimuçulmano, racismo e outras formas de discriminação, as Nações Unidas lançaram um plano de acção contra o discurso do ódio. Após uma série de actos monstruosos de assassinatos em massa em sinagogas, mesquitas e igrejas, introduzimos um plano para proteger locais de culto e outros locais religiosos.»

Para combater a pandemia, Guterres apelou «à solidariedade dentro e entre países» e «a um cessar-fogo global para que nos possamos concentrar no nosso inimigo comum: o vírus.»

Quase a concluir, António Guterres deixou um recado: «tendo presente o papel que as próprias Nações Unidas desempenharam no estabelecimento do Estado de Israel, continua a ser minha fervorosa esperança que, no próximo ano, um diálogo entre israelitas e palestinos possa recomeçar, com o objectivo de dois Estados, vivendo lado a lado em harmonia e paz, no contexto de um ambiente positivo de cooperação regional.»

E fechou com uma garantia: «Continuarei ao vosso lado na luta contra o anti-semitismo e a discriminação de todo o tipo. As Nações Unidas são o vosso aliado firme na luta essencial para defender a igualdade e a dignidade para todos.»

A Agência Telegráfica Judaica identifica algumas das mudanças que Guterres operou nas Nações Unidas em relação a Israel:

«Uma dessas mudanças ocorreu três meses após Guterres ter sucedido a Ban Ki-moon como secretário-geral. Em Março de 2017, Guterres ordenou a retirada de um relatório de um website do organismo mundial que acusava Israel de apartheid em Março de 2017.»

«No mesmo ano, durante um discurso para o Dia Internacional da Memória do Holocausto, Guterres fez referência aos laços históricos do povo judeu com Jerusalém - uma questão cujo apagamento ou diminuição nos documentos e resoluções da ONU suscita críticas por parte dos judeus, israelitas e seus aliados.»

«Em 2017, o português Guterres disse que "uma forma moderna de anti-semitismo é a negação do direito do Estado de Israel a existir" e que Israel "precisa de ser tratado como qualquer outro Estado, com as mesmas regras".»


Discurso de Ronald S. Lauder, Presidente do Congresso Mundial Judaico, na apresentação do Prémio Theodor Herzl a António Guterres

Sr. Secretário-Geral

Ao conceder-lhe a maior honraria do Congresso Mundial Judaico, o Prémio Theodor Herzl, lamento não poder apresentar-lho pessoalmente neste momento.

Mas quando o receber, saiba que ele lhe vem com a nossa mais profunda gratidão por ser a voz da justiça e da equidade que o Estado de Israel e o povo judeu há muito, muito tempo esperavam das Nações Unidas.

Durante demasiadas décadas, as Nações Unidas tiveram uma fixação bizarra no Estado judaico. Isto não só era perigoso para Israel, como também aviltava as Nações Unidas.

Essa fixação em Israel tornou as Nações Unidas numa organização menos séria.

Quero expressar-lhe a nossa mais profunda gratidão por encarar o anti-semitismo e o anti-sionismo, recusando-se a ceder à pressão daqueles que procuram isolar, demonizar e deslegitimar o único Estado judaico do mundo - Israel.

Não podemos pensar em ninguém que mais apropriadamente personifique e encarne a visão de Theodor Herzl para um mundo mais seguro e mais tolerante para o povo judeu.

Senhor Secretário-Geral, obrigado em nome do Povo Judeu.


Discurso de aceitação do Prémio Theodor Herzl por António Guterres

Sr. Lauder, Caros amigos,

Permitam-me que comece por agradecer ao Dr. Kissinger pelas suas amáveis palavras.  Os sucessivos Secretários-Gerais das Nações Unidas têm beneficiado das suas perspectivas sobre os assuntos mundiais.

Felicito o lendário Zubin Mehta por ter recebido o Prémio Teddy Kollek para o Avanço da Cultura Judaica.

Com o seu Prémio Theodor Herzl, o Congresso Mundial Judaico concede-me uma grande honra.

Tomo isto como mais um sinal do vosso apoio duradouro ao trabalho das Nações Unidas.

De facto, o compromisso do Congresso Mundial Judaico data da conferência de São Francisco, em 1945, na qual a Organização Mundial foi fundada.

O vosso envolvimento continuou com as contribuições para a elaboração da Convenção de 1951 sobre o Estatuto dos Refugiados.

E tem vindo a estender-se por décadas, desde então, enraizado no horror do Holocausto e na difícil situação das pessoas que enfrentam o ódio, a insegurança e a necessidade em qualquer lugar.

Hoje, essa missão é mais importante do que nunca.

Nos últimos meses, um fluxo constante de preconceitos tem continuado a assolar o nosso mundo: agressões anti-semitas, assédio e vandalismo; negação do Holocausto; uma confissão de culpa numa conspiração neonazi para fazer explodir uma sinagoga.

E com a COVID-19, outro vírus espalhou-se - anti-semitismo e ódio de muitos tipos.

Antigas calúnias sangrentas receberam uma nova vida.

Outros grupos foram também falsamente acusados - e enfrentaram não só aviltamento, mas também violência.

Entretanto, as teorias da desinformação e da conspiração ganharam terreno alarmante. Vêm em diferentes formas.

Mas todos eles comerceiam o mesmo veneno: desumanizando e fazendo dos outros bodes expiatórios, sejam ele judeus, muçulmanos, migrantes, refugiados, ou tantos outros.

Temos de lutar em duas frentes: a pandemia e o veneno.

Permitam-me salientar: para mim, a luta contra o anti-semitismo é profundamente pessoal.

Cheguei à idade adulta na Europa moderna, quando esta estava a recuperar da guerra.  A oposição à tirania do fascismo foi central para o desenvolvimento da minha consciência social e política.

Ver neo-nazis e brancos supremacistas em marcha hoje em dia é arrepiante.

Vê-los a infiltrarem-se nas instituições militares e nos estabelecimentos de segurança aumenta ainda mais o perigo.

Temos de nos unir contra o ódio em todas as suas formas.

O nosso mundo hoje precisa de um regresso à razão - e de uma rejeição das mentiras e da aversão que impulsionaram os nazis e que fracturam as sociedades actuais.

Não posso omitir o registo do meu próprio país deste quadro.

Um dos capítulos mais sombrios da história de Portugal foi a discriminação e perseguição dos judeus durante a Idade Média, culminando na expulsão dos seus habitantes judeus no século XVI.  Esta foi uma traição colossal, com consequências sentidas durante séculos.

Nada pode desfazer os danos. Mas durante o meu tempo como Primeiro-Ministro, senti necessidade de encontrar formas de expiar a parte de Portugal na xenofobia que estava tão disseminada na Europa naquela época.

Trabalhei com o Parlamento para adoptar um decreto revogando a expulsão - um passo simbólico, com certeza, mas que reflectia não só a profundidade do nosso remorso pelo passado, mas também uma lição aprendida para o futuro.

Pouco tempo depois, visitei os Países Baixos, para onde muitos judeus portugueses tinham fugido, para pedir desculpa em nome do meu país e para depositar uma cópia do decreto na sinagoga portuguesa em Amesterdão.

Aquele belo edifício ecoou com silêncio mortal - ele próprio um símbolo de uma comunidade vibrante perdida para o horror.

Os descendentes daqueles que sobreviveram à expulsão de Portugal tornaram-se vítimas do extermínio bárbaro pelos nazis.

Agora, como Secretário-Geral, estou a trabalhar para mobilizar uma coligação global contra o fanatismo.

Mesmo antes da ocorrência do vírus, após um surto de anti-semitismo, ódio antimuçulmano, racismo e outras formas de discriminação, as Nações Unidas lançaram um plano de acção contra o discurso do ódio.

Após uma série de actos monstruosos de assassinatos em massa em sinagogas, mesquitas e igrejas, introduzimos um plano para proteger locais de culto e outros locais religiosos.

E desde a propagação do vírus este ano, a nossa nova iniciativa «Verified» tem vindo a combater a desinformação galopante sobre a COVID-19.
Minhas senhoras e meus senhores,

Esta cerimónia coincide com o aniversário da Kristallnacht.

Ao recordar aquela noite em que tanto foi quebrado - sinagogas, lojas, a própria fé - quero deixar uma nota de esperança para a reparação.

Está ao nosso alcance emergir da pandemia com comunidades mais fortes, e sociedades mais coesas, abordando as desigualdades e injustiças que têm sido expostas de forma tão dura.

A solidariedade dentro e entre países será crucial.

Para nós, como indivíduos, isso significa falar mesmo quando o nosso próprio grupo pode não estar na linha de fogo directo, e nunca ser cúmplice de esforços para atingir outros.

O ódio não discrimina. Lembremo-nos do que a história nos diz sobre a descida à repressão e à violência: num dia é o nosso vizinho a ser atacado, no dia seguinte é provável que sejamos nós.

Apelo também a um cessar-fogo global para que nos possamos concentrar no nosso inimigo comum: o vírus.  Os meus enviados e eu estamos a explorar todas as aberturas possíveis para a paz.

Nesse contexto, e tendo presente o papel que as próprias Nações Unidas desempenharam no estabelecimento do Estado de Israel, continua a ser minha fervorosa esperança que, no próximo ano, um diálogo entre israelitas e palestinos possa recomeçar, com o objectivo de dois Estados, vivendo lado a lado em harmonia e paz, no contexto de um ambiente positivo de cooperação regional.

As vossas contribuições para o avanço da condição humana serão críticas.

Continuarei ao vosso lado na luta contra o anti-semitismo e a discriminação de todo o tipo.

As Nações Unidas são o vosso aliado firme na luta essencial para defender a igualdade e a dignidade para todos.

Mais uma vez obrigado por este reconhecimento.

Print Friendly, PDF & Email
Share