Alunos do Passos Manuel representam «Sete Crianças Judias» n'A Barraca

Alunos do Curso Profissional de Artes do Espectáculo do Liceu Passos Manuel apresentaram, nos dias 18 e 19 de Junho, no Teatro A Barraca, Sete Crianças Judias - Uma peça de teatro por Gaza, de Caryl Churchill.
Tudo começou há mais de um ano - em 8 de Março de 2010 - quando, na sequência de um convite de Maria Eugénia Vaz, professora da disciplina de História do 12º ano do Curso Científico - Humanístico: Línguas e Humanidades, e de Teresa Palma Fernandes, da Direcção Nacional do MPPM, Nuno Coelho, licenciado em Design de Comunicação e Arte Gráfica e co-autor, com Adam Kershaw, do livro Uma Terra Sem Gente Para Gente Sem Terra, apresentou naquela escola o seu workshop em que transmitiu a sua experiência de três semanas na Cisjordânia onde se apercebeu de como o conflito israelo-árabe influenciava a vida quotidiana dos palestinos e onde desenvolveu trabalho com crianças palestinas, no domínio das artes, e observou e viveu na realidade do dia-a-dia que considerou, por vezes, muito chocante.
O interesse despertado por aquela intervenção levou a novo convite para que o MPPM voltasse à Escola Secundária Passos Manuel. Aconteceu no passado dia 28 de Janeiro, em que Carlos Almeida e Teresa Palma Fernandes, da Direcção Nacional do MPPM, dinamizaram um encontro com os alunos com uma exposição sobre os fundamentos e o desenvolvimento histórico da causa nacional do povo palestino. Desta vez, além dos alunos da disciplina de História do 12.º ano do Curso Científico-Humanístico - Línguas e Humanidades da Dr.ª Maria Eugénia Vaz, assistiram também os alunos da disciplina de Interpretação do Curso Profissional de Artes do Espectáculo dos Drs. Fernando Rebelo e João Cabral. Esta intervenção foi inserida na actividade curricular das respectivas disciplinas: na disciplina de História estavam a ser tratadas as "Alterações geoestratégicas, tensões políticas e transformações sócio-culturais no mundo actual: permanência de focos de tensão em regiões periféricas - O Médio Oriente e a questão israelo-palestina", enquanto na disciplina de Interpretação foi decidido desenvolver um trabalho sobre a peça de teatro "Sete Crianças Judias", da autoria de Caryl Churchill, uma activista inglesa pelos direitos do povo palestino. Para a mesma audiência, Nuno Coelho apresentou, no dia 18 de Fevereiro, a sua workshop.
O trabalho dos alunos da turma E do 10.º ano do curso de Artes do Espectáculo culminou, no dia 1 de Junho de 2011, com a apresentação, na sala de teatro do Liceu Passos Manuel, da peça "Sete Crianças Judias". Na assistência estava Maria do Céu Guerra que, perante a qualidade do trabalho desenvolvido, convidou os jovens actores a apresentar a sua peça na sala do Teatro A Barraca, o que veio a acontecer, com assinalável sucesso, em 18 e 19 de Junho.
Apresentada pela primeira vez em Portugal pela Companhia Escola de Mulheres, numa encenação de Fernanda Lapa, Sete Crianças Judias é uma peça de teatro por Gaza, segundo as palavras da autora, a inglesa Caryl Churchill. Fala de um assunto que continua, infelizmente, actual: o conflito que opõe Israel à Palestina. É a história de Israel,  desde o holocausto aos ataques à Faixa de Gaza.
Nesta apresentação pelos alunos da E.S. Passos Manuel, a peça teve encenação de Fernando Rebelo e João Cabral; grafismo de Manuel Almeida e Sousa; e interpretação de Anna Escobar, Catarina Santos, Daniela Soares, Danielly Souza, Fátima Vieira, Inês Pereira, Jessica Freire, Jessica Tavares, Joana Machado, Márcia Oliveira, Melissa Pereira, Natacha Pereira, Patrícia Guedes, Patrícia Santos, Rafaela Tavares, Raquel Silva, Ricardo Oliveira, Sofia Silva, Soraia Iglésias, Tiago Ponte, Tomás Sozinho, Vanessa Góis e Vanessa Rego.
Mais informação sobre a actividade do curso em: http://passosdramaticos.wordpress.com
Print Friendly, PDF & Email
Share