Aldeia beduína de al-Araqib demolida pela 130.ª vez pelas forças israelitas

A aldeia beduína de al-Araqib, na região do Negev/Naqab (Sul de Israel), foi na manhã de hoje novamente demolida por escavadoras israelitas. Trata-se da 130.ª vez que a aldeia é demolida desde 27 de Julho de 2010, sob o pretexto de que está construída numa terra que é «propriedade estatal» israelita.
No entanto, crónicas e documentos históricos provam que a aldeia foi construída durante a época otomana em terras compradas nessa época pelos moradores da aldeia.
O exército israelita forçou os habitantes da aldeia a abandonarem as suas tendas e barracas, deixando-os sem tecto. Foram demolidas todas as estruturas residenciais e agrícolas da aldeia.
«As autoridades israelitas prosseguem a sua agressão contra as pessoas de al-Araqib a fim de as expulsar das suas casas e terras e procuram todos os meios para judaizar a área», declarou Aziz Al-Turi, membro do Comité para a Defesa de al-Araqib, acrescentando que «por mais agressivas e destrutivas que sejam as autoridades israelitas, nós insistimos em ficar nas nossas casas e terras e agarrar-nos a cada grão de poeira de nossa querida terra natal, e não vamos abandonar Al-Araqib».
Al-Araqib é uma das 45 aldeias árabes no Negev/Naqab não reconhecidas pelo governo de Israel e constantemente alvo de demolições e expulsões para dar lugar a projectos de expansão de colonatos judaicos.
Cerca de 240 000 palestinos com nacionalidade israelita vivem no deserto de Negev/Naqab em aldeias e comunidades criadas há centenas de anos. Israel não reconhece essas comunidades, recusa-se a fornecer-lhes serviços básicos, como água e electricidade, e reprime-as de todas as maneiras possíveis para as forçar a abandonar as suas terras.

Print Friendly, PDF & Email
Share