Ahed Tamimi de regresso à liberdade: «A resistência vai continuar até ao fim da ocupação»

A jovem activista palestina Ahed Tamimi, de 17 anos, e a sua mãe, Nariman, foram libertadas esta manhã da prisão de Sharon, em Israel, após cumprir uma sentença de 8 meses num caso que causou condenação internacional generalizada.
«A resistência vai continuar até ao fim da ocupação», declarou Ahed Tamimi logo após a libertação. A jovem foi recebida em festa na sua aldeia natal de Nabi Saleh, na Cisjordânia ocupada, onde uma bandeira palestina ondulava num enorme mastro erguido para a ocasião.
Ahed Tamimi foi presa pelas forças de ocupação após a publicação nas redes sociais de um vídeo em que era vista a esbofetear um soldado israelita armado que procurava entrar na sua casa. Pouco antes deste episódio, o seu primo Mohammed, de 15 anos, tinha sido baleado na cabeça por soldados israelitas, ficando em estado muito grave.
Após a sua libertação, Ahed Tamimi e a família foram recebidas pelo presidente da Autoridade Palestina. Mahmoud Abbas elogiou Ahed e descreveu-a como um modelo da luta dos palestinos pela liberdade e a independência.
Também a Frente Popular pela Libertação da Palestina e a Frente Democrática pela Libertação da Palestina saudaram Ahed Tamimi por ocasião do seu regresso à liberdade, sublinhando o seu exemplo de determinação no prosseguimento da luta contra a ocupação sionista e pela liberdade.

Print Friendly, PDF & Email
Share