Agressão israelita contra Gaza já fez 33 mortos palestinos

Aviões de guerra israelitas renovaram os seus ataques aéreos contra várias localidades da Faixa de Gaza sitiada, pelo quarto dia consecutivo.

Hoje de manhã foram mortos dois palestinos e pelo menos cinco outros ficaram feridos num ataque aéreo israelita que teve como alvo um apartamento residencial no bairro de al-Nasser, a oeste da cidade de Gaza.

Os combates desta semana começaram na terça-feira, quando Israel lançou ataques aéreos simultâneos que mataram três comandantes da Jihad Islâmica e pelo menos 10 civis – algumas das suas mulheres, filhos e vizinhos – enquanto dormiam nas suas casas.

Israel alega que estava a retaliar a uma barragem de foguetes lançada na semana passada pela Jihad Islâmica após a morte de um dos seus membros na Cisjordânia ocupada, Khader Adnan, na sequência de uma greve de fome enquanto estava sob custódia israelita.

O número de palestinos mortos na agressão israelita contra a Faixa de Gaza, que teve início na madrugada de terça-feira, ascende até agora a 33, incluindo três crianças e seis mulheres. Pelo menos 111 pessoas ficaram feridas.

O número total de palestinos mortos pelo exército ou pelos colonos israelitas desde o início de 2023 eleva-se assim a 148 na Cisjordânia ocupada e na Faixa de Gaza, incluindo 26 crianças e seis mulheres.


O MPPM promove, na próxima segunda-feira, 15 de Maio, a partir das 18 horas, na Casa do Alentejo (Rua das Portas de Santo Antão, 58, Lisboa) uma Sessão de Solidariedade com a Palestina evocativa dos 75 anos da Nakba, a catástrofe que rodeou a criação do Estado de Israel e se traduziu na expulsão de 750 000 palestinos das suas casas e terras, na destruição de 500 vilas e aldeias palestinas, na morte de 15 000 homens, mulheres e crianças palestinos.

A sessão será presidida por Carlos Araújo Sequeira, presidente da Mesa da Assembleia Geral do MPPM, e contará com intervenções de Salim Nazzal, escritor, dramaturgo e poeta palestino; Nisreen Lubbad, refugiada e resistente palestina; João-Vasconcelos-Costa, investigador, activista político e ensaísta; e Carlos Almeida, vice-presidente do MPPM.

Participe e divulgue esta iniciativa!


 

Print Friendly, PDF & Email
Share