94 palestinos feridos por Israel na 72.ª semana da Grande Marcha do Retorno em Gaza

Na 72.ª semana da Grande Marcha do Retorno, 94 palestinos foram feridos pelas forças israelitas durante protestos pacíficos junto à vedação com que o Estado sionista isola a Faixa de Gaza. Entre os feridos desta sexta-feira, 30 de Agosto, contam-se 25 crianças, uma mulher, 2 jornalistas e 2 paramédicos, informa o Centro Palestino dos Direitos Humanos (PCHR).

O PCHR registou 46 feridos por balas reais, um deles em estado extremamente crítico. As forças repressivas israelitas continuaram a utilizar munições reais contra os manifestantes, visando sobretudo a parte superior do corpo.

Trata-se de um uso absolutamente intencional e desproporcionado da força, já que os soldados israelitas se encontravam a centenas de metros de distância e bem protegidos das pedras e petardos lançados por alguns manifestantes.

Os protestos desta semana decorreram sob o lema «Em comemoração aos nossos mártires», recordando o quinto aniversário da ofensiva israelita de 2014 contra a Faixa de Gaza (a chamada «Operação Margem Protectora»).

Até agora, o PCHR documentou 208 palestinos mortos por Israel desde o início dos protestos, em 30 de Março de 2018, incluindo 44 crianças, 2 mulheres, 9 pessoas com deficiência, 4 paramédicos e 2 jornalistas.

Além disso, contam-se 13.728 feridos, incluindo 2886 crianças, 420 mulheres, 231 paramédicos e 212 jornalistas, muitos dos quais foram feridos em várias ocasiões.

Print Friendly, PDF & Email
Share