21 palestinos cidadãos de Israel presos durante protesto contra a matança de Gaza

Vinte e um palestinos cidadãos de Israel que protestavam contra o massacre de manifestantes palestinos desarmados na Faixa de Gaza foram presos na sexta-feira, 18 de Maio, na cidade de Haifa, no Norte de Israel. Centenas de pessoas participaram numa manifestação na cidade. 
Os manifestantes entoaram palavras de ordem em árabe enquanto desfilavam, alguns deles empunhando bandeiras palestinas.
Os organizadores da manifestação, um grupo de jovens activistas, difundiram o apelo ao protesto pelas redes sociais. Segundo os organizadores, antes do protesto alguns activistas foram «aconselhados» a não participar. 
Um dos activistas detidos durante o protesto é Jafar Farah, dirigente do Centro Mossawa de Defesa dos Cidadãos Árabes de Israel. Familiares seus acusaram a polícia de lhe partir o joelho depois de ter sido preso. Imagens de vídeo mostram Jafar Farah a andar normalmente quando foi preso na manifestação e algemado a uma cama de hospital algumas horas depois.
O presidente da Lista Conjunta (coligação de partidos palestinos e da esquerda não sionista em Israel), Ayman Odeh, que foi encontrar-se com os detidos na esquadra, afirmou que «o governo de Netanyahu quer silenciar qualquer voz de resistência e dissensão vinda daqui. […] tenho o maior apreço pelos manifestantes desta noite e pelo imenso sacrifício dos detidos. Nenhuma brutalidade policial conseguirá silenciar-nos».
Durante a semana passada, a polícia prendeu e interrogou vários activistas políticos palestinos e judeus em Haifa por terem participado em manifestações após o massacre de mais de 60 manifestantes em Gaza na segunda-feira, 14 de maio.
Novo protesto está marcado para Haifa ao início da noite de hoje, domingo, convocado por diversas organizações.
Também em Jerusalém, na segunda-feira, 14 de Maio, a polícia israelita prendeu 14 activistas que protestavam contra a transferência da embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém. Vários deputados palestinos do parlamento israelita encontravam-se entre os manifestantes, tendo o deputado Jamal Zahalka (Lista Conjunta) sido atirado ao chão pelos polícias.
Print Friendly, PDF & Email
Share