171 artistas suecos apelam ao boicote da Eurovisão em Israel

Numa carta aberta, 171 artistas suecos apelam ao boicote do Festival da Eurovisão 2019  previsto para Tel Aviv, em protesto contra os crimes de Israel contra o povo palestino.

Entre os subscritores encontram-se músicos e cantores, escritores, personalidades do teatro e cinema. A carta aberta foi também assinada por Per Gahrton, fundador do Partido Verde, e por dois anteriores participantes na Flotilha da Liberdade para Gaza, o jornalista Kajsa Ekis Ekman e o músico Dror Feiler, de origem israelita.

É o seguinte o texto da carta aberta, publicada no diário Aftonbladet:

«Nós, artistas e trabalhadores da cultura suecos  que assinamos este apelo não podemos ver em silêncio Israel usar o Festival Eurovisão da Canção para esconder os seus crimes contra o povo palestino.

«Apenas alguns dias após a vitória de Israel no Festival Eurovisão da Canção, em Maio de 2018, o exército de Israel matou 62 palestinos que protestavam contra o seu encarceramento em Gaza.

«Seis desses assassinados eram crianças. Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu expressava a sua satisfação por Netta Barzilai, a cantora vencedora, ser a melhor embaixadora de Israel no mundo.

«Enquanto Israel, com a sua política de apartheid, negar aos palestinos os seus direitos humanos básicos, devemos renunciar a participar em intercâmbios culturais israelitas.»

Está a crescer a nível internacional a contestação à realização em Israel do Festival da Eurovisão 2019.

Em Portugal, Maria do Céu Guerra, presidente do MPPM, dirigiu, em nome da a Direcção Nacional, uma carta aberta à administração da RTP em que denuncia a política de ocupação e discriminação de Israel e apela à RTP para que se retire da edição de 2019 do Festival da Eurovisão.

Também em Portugal, personalidades da cultura dirigiram uma carta aberta à RTP apelando ao boicote da participação de Portugal no Festival da Eurovisão em Israel em 2019. Mais recentemente, meia centena de artistas escreveram a Conan Osiris, o vencedor do Festival RTP, apelando a que boicotasse a final do Festival da Eurovisão.

Print Friendly, PDF & Email
Share