Expressiva manifestação de solidariedade com a Palestina, nas ruas do Porto

A muita chuva que caiu na tarde do sábado, dia 29 de Novembro, não demoveu várias centenas de pessoas de se manifestarem nas ruas do Porto, em solidariedade com a Palestina, exigindo o fim do genocídio e da destruição de edifícios, bem como o cessar-fogo efectivo e a ajuda humanitária sem entraves na faixa de Gaza, a par do termo da ocupação ilegal de terra palestina por parte de Israel, e da acção violenta, também ela completamente ilegal, e condenada internacionalmente, levada a cabo por colonos e milícias israelitas na Cisjordânia.

Expressiva manifestação de solidariedade com o povo palestino e de denúncia da conivência dos EUA e da UE com o estado genocida de Israel na tragédia de massas em curso, designadamente em Gaza, a iniciativa teve, na frente do desfile, os representantes principais das organizações convocantes: o coordenador da União dos Sindicatos do Porto – CGTP, Filipe Pereira, Elsa Silva, pelo MPPM, Manuela Branco Santos, pelo CPPC e Francisco Aguiar, pela associação juvenil Projecto Ruído.

Organizações diversas aderiram ao apelo à participação que fora lançado e representantes seus desfilaram também nas ruas do Porto, onde ecoaram as palavras de ordem “Palestina vencerá!”, “Paz no Médio Oriente, Palestina Independente!” e várias outras. Contam-se, entre essas organizações, a Parents for Peace, o Movimento Democrático das Mulheres (MDM), sindicatos, a URAP, o MURPI, o Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira, a Universidade Popular do Porto e outras.

No final da manifestação, já junto à Estação de Metro da Trindade, foi decidido fazer apenas uma intervenção conjunta em nome do CPPC, do MPPM, da USP e do Projecto Ruído, devido à intensidade da chuva. Dessa intervenção se encarregou Joana Machado, activista do Projecto Ruído.

Domingo, 30 de Novembro de 2025 - 19:43