Home Sessões Públicas MPPM evoca Dia da Terra na Faculdade de Letras de Lisboa
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

[31 Mar 2011]

MPPM EVOCA DIA DA TERRA NA FACULDADE DE LETRAS DE LISBOA

faculdade de letras 04abr11A Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o MPPM - Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente - promovem uma sessão de solidariedade com o Povo da Palestina, evocativa do Dia da Terra, no dia 4 de Abril, pelas 15.30 horas, na sala 5.2 da Faculdade de Letras.

Intervirão Carlos Almeida, da Direcção Nacional do MPPM, e Nuno Coelho, designer e co-autor do livro "Uma Terra sem Gente para Gente sem Terra", que orientará uma workshop baseada no seu livro.

O Dia da Terra, evocado a 30 de Março, assinala a data em que, em 1976, as forças armadas de Israel dispararam sobre palestinos que se opunham à expropriação das suas terras para construção de novos colonatos judaicos e expansão dos existentes. Seis jovens palestinos, cidadãos de Israel, foram mortos. Dezenas de pessoas ficaram feridas e várias centenas foram presas. Hoje, o Dia da Terra simboliza a resistência palestina à continuada expropriação de terras palestinas por Israel e à sua política de colonização, ocupação e apartheid. É, actualmente, evidente que só uma campanha internacional sustentada, eficaz e eticamente consistente pode obrigar Israel a cumprir as suas obrigações de acordo com o direito internacional e a respeitar os direitos do Povo Palestino, com destaque para o direito a viver em Paz num Estado Palestino livre, independente e soberano.

 
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing