Home Jornadas Solidariedade Semana da Palestina
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

[29 Nov 2008]

MPPM ASSINALA DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM O POVO DA PALESTINA COM A REALIZAÇÃO DE UMA “SEMANA DA PALESTINA”

Em 29 de Novembro de 1947, a Assembleia Geral da Nações Unidas adoptou a resolução 181 (II) sobre a partilha da Palestina em dois estados, um árabe e um judaico, com um regime especial para Jerusalém. Destes, só o estado judaico foi constituído. Por isso, em 1977, volvidos 30 anos, “profundamente preocupada por não ter sido alcançada nenhuma solução para o problema da Palestina, e por este continuar a agravar o cdsc00801onflito no Médio Oriente, de que é o cerne, e a pôr em perigo a paz e a segurança internacionais”, a Assembleia Geral da ONU adoptou a resolução 32/40 B em que proclama 29 de Novembro como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, convidando “todos os Governos e organizações a cooperar na implementação da presente resolução”.

O MPPM, Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, em resposta a este apelo da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizou, entre 18 e 25 de Novembro, um conjunto de iniciativas integradas numa “SEMANA DA PALESTINA”, destinadas não só a exprimir a solidariedade do povo português para com o povo palestino, mas também a divulgar a rica cultura deste povo mártir que há 60 anos luta pela retoma da pátria de que foi espoliado.

Assim, em 18 de Novembro, realizou-se na casa do Alentejo, em Lisboa, uma “Sessão Pública de Solidariedade com o Povo Palestino em Luta por uma Independência Soberana e uma Paz Justa”. Com presidência de José Neves, Vice-Presidente do MPPM, intervieram: José Saramago, Prémio Nobel de Literatura e Presidente da A.G. do MPPM; Embaixadora Randa Nabulsi, Delegada-Geral da Palestina; José Manuel Pureza, Professor Universitário e membro da Direcção Nacional do MPPM; Carlos Carvalho, Dirigente Sindical e Vice-Presidente do MPPM e Frei Bento Dominguedsc00846s, Dominicano e também Vice-Presidente do MPPM.

No dia 21 de Novembro teve lugar, no Grupo Sportivo Adicense, em Lisboa, um “Jantar com Sabores da Palestina”, que foi antecedido da exibição de um documentário sobre a obra do pintor palestino Ismaïl Shamut. No final, Carlos Silva, da Direcção Nacional do MPPM, fez uma intervenção sobre a data que se evocava.

O dia 24 de Novembro foi dedicado à poesia, com a vida e obra do poeta Mahmud Darwich a serem evocadas por Júlio de Magalhães, da Direcção Nacional do MPPM, e pela Embaixadora Randa Nabulsi, Delegada Geral da Palestina, e os seus poemas a serem lidos pelos actores Maria do Céu Guerra e João D’Ávila e pelos jovens palestinos Shahd Wadi e Aqid Yaghi. O evento teve lugar na Livraria Círculo das Letras, em Lisboa.

Finalmente, no dia 25 de Novembro foi exibido, no Teatro Cinearte – A Barraca, o filme “Intervenção Divina” do realizador palestino Elia Suleiman. Júlio de Magalhães, da Direcção Nacional do MPPM, elaborou o texto de apoio.

 
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing