Home Jornadas Solidariedade Jornadas de Solidariedade com a Palestina 2012
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

MPPM PROMOVE JORNADAS DE SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA - 2012

Uma iniciativa com tradição

Dando continuidade a uma iniciativa com tradição na sua atividade, o MPPM organiza um conjunto de eventos, integrados nas Jornadas de Solidariedade com a Palestina - 2012, em torno da data de 29 de novembro proclamada pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina, evocando a data em que, em 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a resolução 181 (II) que preconizava a partilha da Palestina em dois Estados - um judaico e um árabe - com um estatuto especial para Jerusalém, mas que jamais foi cumprida no que respeita à criação do Estado Palestino. As Jornadas de Solidariedade com a Palestina - 2012 adotam como lema: "Dignidade - Liberdade - Identidade".

cartaz jornadas - finalViver na Palestina Hoje

As Jornadas têm início no dia 15 de novembro, na Escola Secundária Prof. José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, numa sessão reservada aos alunos da Escola, onde será exibido o filme "A Carta de Sara" (Mutaz Jankot, 2002) e haverá um debate com os estudantes, sobre a situação atual na Palestina, animado por Carlos Almeida, da Direção Nacional do MPPM.

A Tradição Cultural Palestina

Em 21 de novembro, às 21.30 horas, na Sala Experimental do Teatro Municipal de Almada, com apresentação de Adel Sidarus, haverá projeção de um vídeo com danças populares palestinas e leitura de contos e poesia da Palestina por Maria do Céu Guerra, Natália Nunes e Lina Soares, que também interpretará canções árabes com acompanhamento musical de Luís Reis. No final, haverá oportunidade de conversar com Maria do Céu Guerra, Adel Sidarus e Bruno Dias, da Direção Nacional do MPPM.

CANCELADO Os Sabores da Palestina

O habitual jantar com pratos típicos da Palestina tem lugar a 23 de novembro, a partir das 20 horas, na sede do Grupo Sportivo Adicense, em Lisboa, numa iniciativa conjunta do MPPM, da Missão Diplomática da Palestina e daquela coletividade. O Ensemble Moçárabe, dirigido por Eduardo Ramos, interpreta música árabe, ao vivo.

Palestina Terra Ocupada

As Jornadas prosseguem no dia 27 de novembro, a partir das 21 horas, com a exibição, no Auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, do filme "A Terra Fala Árabe", realizado por Maryse Gargour, em 2007. Adel Sidarus e Carlos Almeida, da Direção Nacional do MPPM, apresentam o filme e moderam o debate que se seguirá à exibição. Esta sessão é uma iniciativa conjunta do MPPM e da Cooperativa Alves Redol.

Solidariedade com a Palestina

A encerrar as Jornadas, no dia 29 de novembro, pelas 18.30 horas, há uma Sessão Pública Comemorativa do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina que terá lugar na Casa do Alentejo, em Lisboa. Intervirão Maria do Céu Guerra, atriz e encenadora e presidente do MPPM; Embaixador Mufeed Shami, representante diplomático da Palestina em Portugal; Silas Cerqueira, investigador e secretário para as relações internacionais do MPPM; Santiago Macias, investigador e historiador do período islâmico e Adel Sidarus, professor universitário jubilado e membro da Direção Nacional do MPPM.

 
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing