Home Jornadas Solidariedade MPPM promove Jornadas de Solidariedade com a Palestina - 2011
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

MPPM PROMOVE JORNADAS DE SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA - 2011

cartaz jornadas v.3Uma iniciativa retomada

Em 2011, o MPPM retomou a iniciativa de organizar um conjunto de eventos, integrados nas Jornadas de Solidariedade com a Palestina - 2011, em torno da data de 29 de novembro proclamada pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina, evocando a data em que, em 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a resolução 181 (II) que preconizava a partilha da Palestina em dois Estados - um judaico e um árabe - com um estatuto especial para Jerusalém, mas que jamais foi cumprida no que respeita à criação do Estado Palestino. As Jornadas de Solidariedade com a Palestina - 2011 adotaram como lema: "Liberdade - Independência - Soberania".

A Terra Fala Árabe - Ijornadas 2011 - alges

As "Jornadas" tiveram início no dia 12 de novembro com a exibição, na Sala de Formação da Biblioteca Municipal de Algés (Palácio Ribamar), do filme "A Terra Fala Árabe", realizado por Maryse Gargour, em 2007. Júlio de Magalhães (Direção Nacional do MPPM) apresentou o filme e moderou o debate que se seguiu à exibição. No final, foram oferecidos chá de menta e bolinhos aos presentes. Esta iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal de Oeiras.

jornadas 2011 - alcacerViver na Palestina Hoje

No dia 19 de novembro, na Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer, em Alcácer do Sal, numa iniciativa conjunta com a Junta de Freguesia de Santa Maria do Castelo, foi exibido o filme "A Carta de Sara" (Mutaz Jankot, 2002) e houve debate sobre a situação atual na Palestina animado com intervenções do Embaixador Mufeed Shami, de Carlos Almeida (Direção Nacional do MPPM) e do jornalista José Manuel Rosendo.

A Tradição Cultural Palestina

Também em 19 de novembro, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense, no Barreiro, houve uma sessão de leitura de contos e poesia da Palestina por Natália Nunes e Lina Soares, que também interpretou canções árabes com acompanhamento musical de Luís Reis. Foi ainda exibido um filme com danças populares palestinas. A apresentação esteve a cargo de Júlio de Magalhães.

Os Sabores da Palestinajornadas 2011 - jantar

O habitual jantar com pratos típicos da Palestina teve lugar a 25 de novembro, na sede do Grupo Sportivo Adicense, numa iniciativa conjunta do MPPM, da Missão Diplomática da Palestina e daquela coletividade. O Ensemble Moçárabe, integrando Eduardo Ramos e Baltazar Molina, interpretou música árabe. O Embaixador Mufeed Shami e Júlio de Magalhães fizeram breves alocuções. Estiveram presentes membros de representações diplomáticas de países árabes.

jornadas 2011 - odivelasA Terra Fala Árabe - II

O filme "A Terra Fala Árabe" (Maryse Gargour, 2007) voltou a ser exibido no dia 26 de novembro, no Auditório do Centro de Exposições de Odivelas, numa iniciativa que contou com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas. Carlos Almeida (Direção Nacional do MPPM) apresentou o filme e moderou o debate que se seguiu à exibição, tendo sido oferecidos chá de menta e bolinhos aos presentes.

Solidariedade com a Palestinajornadas 2011 - sessao

As "Jornadas" encerraram, no dia 29 de novembro, com um Sessão Pública Comemorativa do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina que teve lugar na Casa do Alentejo, em Lisboa. Com a presença de muitas dezenas de pessoas e de representantes diplomáticos de países árabes, Carlos Almeida (D.N. - MPPM) moderou a sessão em que intervieram o Embaixador Mufeed Shami, Isabel Allegro Magalhães (anterior copresidente do MPPM), Silas Cerqueira (D.N. - MPPM) e o arqueólogo Cláudio Torres.

Leia o texto integral da intervenção do Embaixador Mufeed Shami

Leia o texto integral da intervenção de Isabel Allegro de Magalhães

Leia o texto integral da intervenção de Silas Cerqueira

Leia o texto integral da intervenção de Cláudio Torres

 
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing