Home Jornadas Solidariedade
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

JORNADAS DE SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA – 2016

O dia 29 de Novembro foi proclamado, em 1977, pela Assembleia Geral da ONU, como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, evocando a data em que, em 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a resolução 181 (II) que preconizava a partilha da Palestina em dois Estados - um judaico e um árabe - com um estatuto especial para Jerusalém, mas que jamais foi cumprida no que respeita à criação do Estado Palestino.

Desde a sua constituição, o MPPM tem assinalado esta data com manifestações de solidariedade com a luta do povo palestino pelo reconhecimento dos seus direitos naturais, divulgando a sua história, a sua cultura e as suas tradições em iniciativas que, nos últimos anos, se têm agrupado nas Jornadas de solidariedade com a Palestina.

Mulheres Palestinas homenageadas na Barraca

Uma “Homenagem às Mulheres Palestinas” inaugurou, em 9 de Novembro, no Teatro A Barraca, as Jornadas de Solidariedade com a Palestina – 2016 organizadas pelo MPPM.

O evento abriu com “Corpo na Trouxa”, uma performance de Shahd Wadi com um contraponto musical no contrabaixo por Luís Grácio.

Maria do Céu Guerra disse poemas das poetas palestinas Fadwa Tuqan e Hanan Ashrawi e o poema “À minha mãe”, de Mahmoud Darwich. Terminou com uma fortíssima interpretação da versão portuguesa do poema “We teach life, sir” de Rafeef Ziadah:

A sessão terminou com um debate sobre “As Mulheres Palestinas na Sociedade” que Maria do Céu Guerra, em representação do MPPM, introduziu com a leitura de testemunhos impressionantes de mulheres palestinas recolhidos pelo Freedom Theatre, de Jenin. As intervenções de Regina Marques (MDM), Ana Cansado (UMAR) e Shahd Wadi ajudaram a completar o quadro da mulher palestina protagonista de uma dupla luta: contra a ocupação e pelo reconhecimento dos seus direitos de género.

jsp 2016 mulheres 718

jsp 2016 mulheres 722jsp 2016 mulheres 729Jantar Palestino reúne quase uma centena no Adicense

No dia 25 de Novembro, o MPPM reuniu quase uma centena de pessoas no Jantar Palestino confeccionado pelo Chefe Ashraf e servido no Grupo Sportivo Adicense, no coração de Alfama.

Estiveram presentes, nomeadamente, o Embaixador da Palestina, Dr. Hikmat Ajjuri, acompanhado de membros do Parlamento Palestino; a antiga Embaixadora da Palestina, Drª Randa Nabulsi, membros das representações diplomáticas do Iraque e da Argélia; representantes da CGTP-IN, do CPPC e da JCP..

Rodrigo Crespo e Tânia Cardoso, que integram o Grupo Canto Ondo, interpretaram canções da tradição portuguesa e do Al-Andaluz.

jsp 2016 jantar 743

jsp 2016 jantar 744jsp 2016 jantar 736MPPM celebra Dia Internacional de Solidariedade com a Palestina e homenageia Silas Cerqueira

O MPPM assinalou o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina, no dia 29 de Novembro, com uma sessão na Casa do Alentejo em que foram oradores Maria do Céu Guerra, Presidente do MPPM; Carlos Carvalho, da Direcção Nacional do CPPC; Pedro Bacelar de Vasconcelos, Deputado do PS e Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias; Hikmat Ajjuri, Embaixador da Palestina; e Carlos Almeida, Vice-Presidente do MPPM. Na assistência encontravam-se membros do corpo diplomático de países árabes e representantes de várias organizações.

A anteceder a sessão foi prestada uma homenagem a Silas Cerqueira (1929-2016), activista da Paz e fundador do MPPM.

A agência noticiosa palestina Maan News publicou, na edição em árabe, uma extensa reportagem sobre esta sessão:

http://maannews.net/Content.aspx?id=879461

jsp 2016 casa alentejo 777

jsp 2016 casa alentejo 759jsp 2016 casa alentejo 762Exposição"Gaza 2014 - Testemunho de uma Agressão" em Pinhal Novo até fim do ano

No dia 30 de Novembro, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Dr. Álvaro Amaro, inaugurou a exposição "Gaza 2014 - Testemunho de uma Agressão" que vai ficar patente ao público, até 30 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo.

Esta exposição, organizada pelo MPPM com fotografias cedidas pela Embaixada da Palestina, documenta a brutalidade da agressão de Israel contra o povo palestino, na Faixa de Gaza, em Julho e Agosto de 2014.

jsp 2016 expo 820

jsp 2016 expo 830jsp 2016 expo 805Palmela solidária com a Palestina

A Câmara Municipal de Palmela e o MPPM associaram-se para assinalar o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina com uma sessão realizada no Auditório Municipal de Pinhal Novo, no dia 30 de Novembro.

O documentário "Como a Palestina foi Colonizada" foi projectado no início da sessão e deu o mote para as intervenções de Joana Villaverde, artista plástica com várias residências artísticas na Palestina, uma delas coincidente com a agressão a Gaza no Verão de 2014; Jorge Cadima, da Direcção Nacional do MPPM; Fadi Alzaben, Conselheiro da Embaixada da Palestina; e Álvaro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Palmela.

Registou-se uma forte intervenção da assistência, com comentários e pedidos de esclarecimento, numa afirmação da solidariedade do concelho de Palmela com a causa do povo palestino.
jsp 2016 p novo 846jsp 2016 p novo 848jsp 2016 p novo 856

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 1 de 36
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing