Home Folha Informativa Folha Informativa
Folha Informativa

DocumentsDate added

Order by : Name | Date | Hits [ Ascendant ]

folha informativa n 12 - capaO recrudescimento da violência no Iraque suscita, ao MPPM e a todos os que defendem a paz e a segurança dos povos, uma extrema preocupação com a segurança do já tão massacrado povo iraquiano e com a paz, tão instável, no Médio Oriente.
Nesta Folha Informativa nº 12 recordamos os últimos 23 anos de agressões externas contra o Iraque até à presente incursão da organização terrorista EIIL – Estado Islâmico do Iraque e do Levante – que prossegue a sua campanha de morte e destruição mercê dos seus poderosos apoios.
Incluímos, ainda, breves notas geográficas e históricas e uma informação sobre a riqueza energética do Iraque, a verdadeira razão, afinal, das sucessivas campanhas "libertadoras"!

folha informativa n 11 - capaA arte palestina, apesar dos parcos relatos referentes à existência de objectos de arte antes de 1948, tem expressão desde há séculos atrás. A produção artística no período pré-Nakba foi fortemente danificada ou eliminada no decorrer das guerras de 1948 e 1967. A arte palestina dos anos seguintes à Nakba caracteriza-se, na sua generalidade, por um sentimento de fragmentação, desalojamento e orfandade partilhado pela memória colectiva do povo palestino. Já na sequência da guerra de 1967, a produção artística assume um carácter mais interveniente, com a denúncia da realidade política e social na Palestina ocupada, e promovendo uma mobilização para a resistência ao ocupante. A arte palestina actual afasta-se mais do realismo e do simbolismo, aproximando-se do abstraccionismo, e incorpora métodos e técnicas estrangeiros, sem abandonar os temas que são sensíveis para o povo palestino. Nesta Folha Informativa nº 11 prosseguimos a visita à arte palestina contemporânea, nas suas várias formas. Inserimos, ainda, nesta Folha Informativa, a mensagem da Direcção Nacional do MPPM no 40º aniversário da Revolução de Abril e uma nota sobre Acordo de Reconciliação Nacional assinado entre o Hamas e a Fatah.

 

folha informativa n 10 - capaA arte palestina, apesar dos parcos relatos referentes à existência de objectos de arte antes de 1948, tem expressão desde há séculos atrás. A produção artística no período pré-Nakba foi fortemente danificada ou eliminada no decorrer das guerras de 1948 e 1967. A arte palestina dos anos seguintes à Nakba caracteriza-se, na sua generalidade, por um sentimento de fragmentação, desalojamento e orfandade partilhado pela memória colectiva do povo palestino. Já na sequência da guerra de 1967, a produção artística assume um carácter mais interveniente, com a denúncia da realidade política e social na Palestina ocupada, e promovendo uma mobilização para a resistência ao ocupante. A arte palestina actual afasta-se mais do realismo e do simbolismo, aproximando-se do abstraccionismo, e incorpora métodos e técnicas estrangeiros, sem abandonar os temas que são sensíveis para o povo palestino. Nesta Folha Informativa nº 10 e na próxima fazemos uma visita à arte palestina contemporânea, nas suas várias formas. Inserimos, ainda, nesta Folha Informativa, o apelo da Direcção Nacional do MPPM sobre a celebração de 2014 como Ano Internacional de Solideriedade com o Povo Palestino.

 

folha informativa n 9 - capaA Folha Informativa nº 9 traça um retrato da Faixa de Gaza desde a Nakba, em 1948, até aos dias de hoje. Ficamos a conhecer a história desta região e do seu povo, as ocupações, as agressões, os roubos e as provações de que tem sido vítima. Falamos da geografia, da economia, da educação e da cultura que, surpreendentemente, tem projecção universal. No final, ficamos com uma percepção clara de que o levantamento do bloqueio e a devolução aos palestinos do controlo sobre os seus recursos lhes permitiria reduzir drasticamente a dependência externa e melhorar significativamente a sua qualidade de vida.

folha informativa n 8 - capaA história do povo palestino nos últimos 65 anos é uma história de diáspora. Expulsos das suas casas e das suas terras, refugiados no estrangeiro e estrangeiros na sua pátria, são muitos milhões que anseiam voltar à sua terra natal, que conservam os títulos das suas terras e as chaves das suas casas. Esta Folha Informativa nº 8 descreve a limpeza étnica que Israel tem posto em prática sobre o povo palestino, desde o tenebroso Plano Dalet, de 1948, até à nefanda Lei Prawer-Begin, dos nossos dias, para dar lugar à consolidação do estado judaico racista de Israel

 

<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Final >>
Página 1 de 3
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing