Home Filmes
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Teatro como forma de resistência na Palestina Ocupada

on fear - imagemO Freedom Theater é uma fonte de resistência, liberdade e esperança, na Palestina ocupada. Não obstante as perseguições, as destruições mesmo o assassinato, o teatro prossegue a sua missão de apontar aos jovens palestinos uma via alternativa de combate através da arte. No Dia Mundial do Teatro que A Barraca, em colaboração com o MPPM, dedicou à Palestina, apresentamos este filme com Nabil Al-Raee, director artístico do Freedom Theater, expressamente produzido para este evento.


 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Palestina nos livros escolares israelitas: a ideologia e a propaganda na educação

 

entrevistanurit peled-elhananNeste documentário, Nurit Peled-Elhanan, professora de Línguas e Educação na Universidade Hebraica de Jerusalém, fala de sua pesquisa relacionada com o conteúdo dos livros escolares de Israel. Ela expõe em detalhe como estes livros são elaborados com o objectivo de desumanizar o povo palestino e de criar nos jovens estudantes israelitas preconceitos que os levarão a actuar de forma cruel e insensível nas suas relações com os palestinos, designadamente durante o serviço militar.

 

Como explica Nurit Peled-Elhanan, as construções de mundo feitas a partir dos livros escolares, por serem as primeiras a sedimentar-se na mente das crianças, são muito difíceis de serem erradicadas. Daí a importância que o aparelho israelita dedica à ideologia que é transmitida nos livros escolares. Neles, os palestinos nunca são apresentados como seres humanos comuns. Nunca aparecem em condições que possam ser consideradas normais. Segundo Nurit Peled-Elhanan, não há nesses livros uma única fotografia de um palestino que mostre o seu rosto. Eles são sempre apresentados como constituindo uma ameaça para os judeus.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

"Zona Fechada" - Curto filme de animação ilustra o drama do cerco a Gaza


alt

[clique na imagem para visualizar o filme]

 

"Zona Fechada" (Closed Zone) é um pequeno filme de animação realizado, em 2009, por Yori Goodman, o Director de Animação de "A Valsa com Bashir", para a organização de direitos humanos Gisha - Legal Center for the Freedom of Movement.

Em menos de dois minutos, o realizador ilustra, de forma poderosa, o drama do milhão e meio de palestinos prisioneiros na sua própria terra num filme que mantém, ainda hoje, toda a sua actualidade.

 


Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing