Home Comunicados COMUNICADO 06/2014
COMUNICADO 06/2014 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

MPPM ASSOCIA-SE A CAMPANHA PELA LIBERTAÇÃO DE AHMAD SA’ADAT E DE TODOS OS PRESOS POLÍTICOS PALESTINOS

Mais de 5000 cidadãos palestinos estão encarcerados em prisões israelitas por motivos políticos. Entre estes prisioneiros contam-se menores de idade, membros do Conselho Legislativo da Palestina e cerca de cinco centenas de pessoas em situação de detenção administrativa. As autoridades prisionais sujeitam frequentemente, e impunemente, os prisioneiros políticos palestinos à tortura, aos maus-tratos, a espancamentos e ao isolamento. Recentemente têm ainda aumentado as restrições das visitas dos familiares dos prisioneiros assim como as restrições à comunicação telefónica e por outros meios.

Entre os prisioneiros encontram-se destacados membros da resistência palestina como Marwan Barghouti e Ahmad Sa'adat. Ahmad Sa'adat é Secretário-Geral da Frente Popular para a Libertação da Palestina, membro do Conselho Legislativo da Palestina e reconhecido líder da luta pelos direitos do povo palestino. Sa'adat está nas prisões de Israel desde 2006, grande parte deste tempo em regime de isolamento, acusado pela sua atividade politica e condenado por um tribunal militar israelita.

Entre 17 e 25 de Outubro está a decorrer uma campanha pela libertação de Ahmad Sa'adat e de todos os prisioneiros políticos palestinos que congrega organizações de vários países de todo o mundo cujo site pode ser consultado em: http://freeahmadsaadat.org . Esta campanha compreende uma série de acções de protesto e de denúncia da situação dos presos políticos palestinos em várias cidades na Europa, América e Médio Oriente, incluindo os territórios da Palestina. O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, dando seguimento a várias tomadas de posição e acções que tem promovido, divulga esta campanha e renova o seu compromisso na denúncia da situação dos presos políticos palestinos nas prisões israelitas, exigindo a sua libertação.

Lisboa, 24 de Outubro de 2014

A Direcção Nacional do MPPM

 
Desenvolvimento: Criações Digitais, Lda  |   Serviços:  Impressão digital  |  Webmarketing